Brasileira Lecar quer tirar ex-fábrica da Ford das mãos da BYD

BYD parecia ter tudo certo para adquiri fábrica de Camaçari (BA), mas Lecar, montadora brasileira, entrou na disputa de última hora
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Rodrigo Mozelli 01/03/2024 19h43
carro popular
Elevar a fabricação nacional de peças faz parte da proposta do Sindicado dos Metalúrgicos. Imagem: Joa Souza / Shutterstock.com
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Parecia certo que o destino da antiga fábrica da Ford, em Camaçari (BA), iria para a montadora chinesa BYD. No entanto, enquanto as negociações para a venda acontecem, a propriedade pertence ao Governo da Bahia e, como se trata de patrimônio público, o local está aberto para propostas.

Flávio Figueiredo Assis, um dos sócios da montadora brasileira de EVs, a Lecar, aproveitou a deixa e fez uma oferta ao governo baiano. Assim como a chinesa, ele pretende construir uma montadora de carros elétricos no local. Agora, o destino da fábrica de Camaçari (BA) já não é mais tão certo.

Leia mais:

BYD vs. Lecar

A Lecar demonstrou interesse na fábrica da Ford em Camaçari (BA). Veja o que o sócio disse à colunista do UOL, Paula Gama:

Um patrimônio público não se pode dar para quem quiser, e muito menos prometer, como o Governo da Bahia estava prometendo. Como o dinheiro é do povo, existem critérios para a venda, deve-se seguir o devido processo legal. Nesse caso, o Estado publicou o chamamento público e nós estamos interessados.

Flávio Figueiredo Assis, sócio da Lecar, em entrevista ao UOL

Assis revelou que soube que a fábrica ainda não tinha um negócio fechado quando a visitou, na busca por maquinário desativado da Ford, à venda. Ele decidiu entrar na disputa pelo local.

Em Camaçari (BA), a Lecar planeja construir carro elétrico “popular”: o Lecar Pop, que será o futuro carro-chefe da marca e chegará ao mercado por menos de R$ 100 mil (negócio mais atrativo do que o que a BYD oferece hoje).

Se o negócio avançar, a ideia é começar a construir na Bahia em junho de 2026. O investimento seria de R$ 6 a R$ 8 bilhões, gerando até 15 mil empregos. Em comparação, a planta da BYD espera gerar cinco mil empregos.

Lecar Model 459 (Imagem: Divulgação/Lecar)

Conheça a Lecar

Se a Lecar não te remete a nada, é porque ela é recente no mercado brasileiro. A empresa foi criada pelo ex-dono da empresa financeira Lecar, Flávio Assis, em 2022. A equipe de engenheiros é formada por profissionais com passagens por Nissan, Toyota e Ford.

A companhia já tem planos para abrir sua primeira planta em Flores da Cunha (RS), que será responsável pelo primeiro modelo da marca, o Model 459, sedã inspirado nos carros da Tesla.

Saiba mais de como será o modelo:

  • O Model 459 custará R$ 279 mil;
  • O modelo terá autonomia de 400 km e pode carregar até 80% em 25 minutos, se conectado a um carregador rápido;
  • Ele poderá acelerar até 100 km/h em sete segundos;
  • Segundo o UOL, ao menos 35% dos componentes serão de fornecedores chineses que já trabalham com Hyundai e Volkswagen. O restante virá de empresas brasileiras.

A expectativa é de começar a instalação da fábrica de Flores da Cunha (RS) no segundo semestre deste ano. Já no primeiro ano de fabricação, a Lecar quer produzir 300 veículos por mês, gerando 600 empregos.

Os principais mercados serão o da Grande São Paulo e cidades ao redor, como Campinas (SP) e São José dos Campos (SP).

Lecar Model 459 (Imagem: Divulgação/Lecar)

Como a Lecar vai competir com a BYD por Camaçari (BA)

Apesar de a BYD já ter até trocado os emblemas da fábrica de Camaçari (BA), a venda não foi concluída (a chinesa não se manifestou sobre o interesse da Lecar em competir pela propriedade). Em 31 de janeiro, o governo baiano publicou chamamento público para que outros interessados no imóvel enviassem propostas em até 30 dias.

Quando a Lecar entrou em contato, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia (SDE) a orientou sobre como seguir.

O dono da companhia brasileira destacou a importância da fábrica e do maquinário da Ford na produção de carros elétricos da empresa. Ele falou sobre como os equipamentos estão conservados e agilizarão o fluxo.

Além disso, a Lecar pretende ter vantagem sobre a BYD no que diz respeito aos investimentos bilionários e número de empregos gerados, que superarão a chinesa.

Segundo a Folha de S.Paulo, a BYD já prepara nova proposta para superar a concorrentes. Ainda, pessoas ligadas à montadora chinesa acreditam que a Lecar não pretende seguir com o investimento e que o interesse não passa de jogada de marketing.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.