Nós, do Olhar Digital, trazemos diariamente informações sobre Inteligência Artificial. Uma das tecnologias mais pesquisadas no mundo hoje, ela é objeto de inúmeros estudos e já é aplicada nas mais diversas áreas.

Leia mais

publicidade

E nos animes? Será que essa mistura dá match? Foi essa a pergunta feita pelo site gringo The Verge a Rahul Purini, o novo CEO da Crunchyroll, o maior streaming de animes do mundo.

E ele foi direto na resposta: sim, esse é um assunto em pauta na plataforma.

publicidade

“A IA é realmente uma das coisas que pensamos em diferentes fluxo de trabalho na empresa. Agora, uma das áreas na qual focamos é testar legendagem e nossas transcrições”, disse Purini.

Ele explicou que a tecnologia permitiria colocar legendas de vários idiomas em um tempo muito mais curto. Com isso, a Crunchyroll traria seus lançamentos antes para os assinantes.

publicidade
imagem promocional de one piece
One Piece é um dos maiores sucessos da história entre os animes. Imagem: Shueisha/Divulgação

Na entrevista, o executivo também deixou claro que a ideia é utilizar a IA apenas nas legendas e não na dublagem. Esse assunto tem rendido bastante polêmica no mundo todo, com profissionais da área defendendo uma regulamentação da Inteligência Artificial.

Para Rahul Purini, porém, isso é assunto superado e o seu streaming continuará trabalhando com pessoas nessa área:

publicidade

“Dublagem, por enquanto, nem tanto, por diversos motivos. Geralmente, nossas dublagens são adaptadas, não traduzidas diretamente, então envolve um processo criativo de cada região”, concluiu.

As informações são do Omelete.

Dubladores em defesa da profissão

  • Aqui no Brasil, o debate em torno da Inteligência Artificial e da dublagem também virou polêmica.
  • Vários profissionais da área chegaram a fazer uma campanha em defesa da regulamentação dessa tecnologia no meio.
  • Batizada de “Dublagem Viva”, ela defende a adoção da IA apenas como uma ferramenta de criação e não como um substituto do dublador.
  • O grupo argumenta que “é essencial preservar a expressão vocal, a emoção e a interpretação artística que os profissionais trazem para o processo de dublagem” – algo que a IA não faz.

Você pode acessar a matéria completa sobre essa campanha dos dubladores neste outro texto do Olhar Digital.

Dubladora atuando. Imagem: metamorworks/Shutterstock

Mercado de animes em crescimento

Voltando a falar nos animes, é importante destacar que os desenhos animados japoneses deixaram há um bom tempo de serem algo nichado para o público infantil apenas.

Uma pesquisa feita pela revista digital Polygon, nos Estados Unidos, mostrou que 42% dos entrevistados da Geração Z e 25% da geração Y assistem anime com certa frequência.

Só para você ter uma ideia, entre esses mesmos entrevistados da Geração Z, apenas 25% assistem à NFL, a maior liga de futebol americano do planeta – e um dos esportes mais populares dos EUA. Ou seja, estamos falando de quase o dobro de jovens que preferem ver anime do que esporte.

Esse comportamento reflete nos números da Crunchyroll, a maior plataforma desse segmento no mundo.

Como a maioria dos provedores de entretenimento, o serviço explodiu totalmente durante a pandemia, passando de 5 milhões de assinantes pagantes em 2021 para mais de 13 milhões no mês passado. Trata-se de um recorde.

E a expectativa do mercado é que esse contingente fique ainda maior nos próximos anos. A indústria pede respeito – enquanto arrecada milhões de dólares ano a ano.