Veja 4 aplicativos de namoro além do Tinder

Aplicativos de namoro como Bumble, Jaumo, Happn e Inner Circle compartilham da ideia principal do Tinder, mas trazem algumas inovações
Por Ramana Rech, editado por Bruno Ignacio de Lima 02/03/2024 19h20, atualizada em 06/03/2024 17h37
7337564.png
Imagem: Freepik/Freepik
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Quando se pensa em aplicativos de namoro, o Tinder é, sem dúvida, o mais popular. A plataforma acumula mais de 70 bilhões de matches. No Brasil, a companhia chegou em 2013. Mas há também uma ampla opções de aplicativos para quem cansou do Tinder.

A maioria se baseia também no match para formar casais. Um cardápio é apresentado ao usuário, e ele pode deslizar o perfil para a direita ou esquerda. Mas os demais aplicativos de namoro também trazem algumas inovações para se destacar da concorrência, como tempo máximo para iniciar um bate-papo ou formar potenciais matches de acordo com lugares em comum que os usuários frequentam.

Leia mais:

Veja a seguir algumas opções de aplicativos de namoro:

Bumble

bumble
Imagem: Boumen Japet / Shutterstock.com

O aplicativo traz algumas novidades em relação ao concorrente Tinder. Nele, após o match de um casal heterossexual, apenas as mulheres podem começar um bate-papo. “Capacitamos as mulheres a dar o primeiro passo, dando-lhes a capacidade de controlar a conversa”, diz a nota de apresentação do Bumble. Em conexões de pessoas com o mesmo sexo, qualquer pessoa pode dar o primeiro passo.

Além disso, há um limite de 24 horas para que o usuário inicie uma conversa com o alvo de seu interesse. O outro perfil dispõe do mesmo tempo para responder à iniciativa. Caso contrário, o match é desfeito.

O usuário pode estender o tempo de conexão para ter mais 24 horas. Todos os perfis recebem um prolongamento gratuito por dia. Na versão paga do aplicativo, os usuários podem usar essa função em um número ilimitado de matches. A versão paga do aplicativo custa a partir de R$ 9,90.

O Bumble também tem opções de conexão com outras pessoas que não envolvem paquera. O Bumble BFF foca no público que busca amizades e o Bumble Bizz em quem procura mentores para carreiras e negócios.

Jaumo

Com 50 milhões de usuários e presente em 130 países, o aplicativo de namoro Jaumo permite conhecer pessoas tanto para paquera quanto para amizades. No Jaumo não é preciso dar match com alguém para iniciar uma conversa. O match também não é pré-requisito para ver os usuários on-line.

Um diferencial do aplicativo é o seu sistema de comunidades, que busca agrupar pessoas em torno de estilos de vida e interesses em comum. Há grupos, por exemplo, sobre futebol, carro e games. Outras comunidades reúnem pessoas não-monogâmicas ou veganos e vegetarianos.

Aplicativos de namoro. Foto: Nik/Unsplash
Imagem: Nik/Unsplash

O Jaumo permite que usuários naveguem pelo aplicativo em condição de anonimato. Mas, para aqueles que não estão ocultos, só fornece informações dos outros perfis desde que a pessoa também os tenha compartilhado. Por exemplo, para saber se alguém quer ter filhos ou não é preciso que o próprio usuário tenha compartilhado essa informação com os demais.

Happn

Esse aplicativo de namoro propõe ajudar a encontrar pessoas que cruzam o caminho umas das outras. Mas, claro, a plataforma indica apenas os que também têm conta no Happn. Diferentemente do Jaumo, o Happn permite o início de um bate-papo apenas quando os dois perfis se dão like.

O Happn conta com a funcionalidade CrushPoints, que busca unir pessoas com base nos lugares que frequentam em comum. Os usuários podem selecionar estabelecimentos de seis diferentes categorias: eventos, bares, restaurantes, esportes, cultura, atividades ao ar livre. Assim, os solteiros podem ver os perfis que também frequentam o local.

Outra funcionalidade do aplicativo permite que os usuários indiquem se estão prontos ou não para ter um encontro com determinada pessoa. Quando ambos respondem que estão prontos para se ver na vida real, o Happn envia uma notificação. Caso apenas um deles tenha respondido que quer conhecer o outro pessoalmente, o que rejeitou o usuário não irá saber.

Relacionamento Créditos: Shutterstock

Lançado primeiro na França em 2014, o Happn tem o propósito de tornar os aplicativos de paquera mas conectados com a realidade. Neste ano, a plataforma soma 142 milhões de usuários. O Brasil, com 25 milhões de pessoas registradas, é o segundo maior mercado do Happn, atrás apenas da Índia.

Dating: Inner Circle Encontros

O aplicativo de namoro surgiu em 2012 com a ideia de trazer maior segurança para seus usuários, já que todos os usuários são verificados e analisados. A plataforma afirma que faz uma curadoria dos perfis.

“Inner Circle é um aplicativo com curadoria que analisa todo perfil para construir uma comunidade solteiros ambiciosos, motivados e que amam viver. É um lugar em que você na verdade quer paquerar, porque nem tudo mundo está aqui”, afirma uma nota no site do aplicativo.

Além disso, o Inner Circle realiza eventos de namoro ao redor do mundo para promover encontros entre pessoas de sua comunidade.

Ramana Rech
Colaboração para o Olhar Digital

Ramana Rech é jornalista formada pela ECA-USP. Participou do Curso Estadão de Jornalismo Econômico e tem passagem pela Editora Globo e Rádio CNN.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.