X-Men Evolution é uma série animada que cativou fãs de todas as idades ao longo de suas quatro temporadas. Com uma mistura única de ação, drama e elementos sobrenaturais, a série mergulhou nas vidas dos jovens mutantes enquanto enfrentavam desafios tanto do mundo exterior quanto de dentro de si mesmos.

Leia também:

publicidade

A série fez um sucesso estrondoso, principalmente no Brasil, onde conquistou milhões de fãs que lembram da animação até hoje. Por isso, trazemos até você um mega resumo do que aconteceu em cada temporada de de X-Men Evolution.

Temporada 1: Descobrindo o Mundo de X-Men Evolution

A primeira temporada nos apresentou aos personagens principais e estabeleceu as bases para futuras histórias. Ciclope, Professor Xavier, Wolverine, Tempestade e Jean Grey formavam os X-Men originais. Conforme a temporada avançava, os X-Men recebiam reforços com a aparição de Noturno no primeiro episódio, Lince Negra no segundo, Vampira no terceiro e Spike no quinto.

publicidade

Nos treze episódios dessa temporada, Noturno descobriu a identidade de sua mãe biológica, Wolverine encontrou respostas para seu passado, Vampira trocou de lado para se juntar aos X-Men, e o meio-irmão de Xavier, Juggernaut, foi libertado de sua prisão. Os confrontos geralmente aconteciam com a Irmandade, que disputava novos recrutas com os X-Men ao longo da temporada.

A série se baseia nas primeiras edições dos quadrinhos, apresentando os X-Men como adolescentes, não adultos, aprendendo a lidar com seus poderes mutantes em evolução e enfrentando diversos desafios. (Imagem: Marvel)

Groxo foi o primeiro a ser introduzido, seguido por Avalanche, Blob e Mercúrio. A Irmandade, aparentemente liderada por Mística, na verdade estava sendo dirigida por uma força maior, cuja identidade foi revelada no final da temporada em duas partes, sendo revelado o poderoso Magneto.

publicidade

Após Ciclope descobrir que seu irmão, Alex (Vulcano), sobreviveu ao acidente de avião que matou seus pais, ambos foram levados por Magneto para seu “santuário” no Asteroid M. Magneto capturou vários membros dos X-Men e da Irmandade na tentativa de amplificar suas habilidades mutantes e remover suas emoções, em sua máquina de evolução.

Scott e Alex entraram na máquina e protagonizaram umas das mais icônicas cenas de X-Men Evolution, ao saírem da máquina com seus cabelos brancos. Scott agora podia controlar seus poderes e não precisava mais dos óculos. O Asteroid M foi destruído por Scott e Alex Summers, mas não antes que dois objetos metálicos não identificados voassem da rocha explodindo.

publicidade

Temporada 2: Novas ameaças e alianças

A segunda temporada de X-Men Evolution viu a adição de vários novos mutantes, incluindo Fera. Durante o curso da temporada, foi revelado que os vilões que supostamente pereceram no Asteroid M estavam de fato vivos. Dente de Sabre, enquanto isso, continuou sua perseguição a Wolverine, enquanto Magneto continuava a seguir sua própria ambição. Mística se passou por Risty Wilde, uma estudante do ensino médio na Bayville High que se torna amiga de Vampira, e invadiu a mansão, roubando os arquivos de Cérebro de Xavier.

Usando os arquivos, ela reencontrou Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate, filha de Magneto e irmã gêmea de Mercúrio. A mutante mentalmente instável se juntou à Irmandade após o retorno de Mística, permitindo que eles derrotassem os X-Men em uma batalha no shopping de Bayville. Antes do final, um episódio crucial foi ao ar apresentando o telepata Mesmero abrindo uma das três portas que libertariam um mutante conhecido como Apocalipse.

Imagem: Reprodução

No final da temporada, Xavier treinou rigorosamente seus X-Men para enfrentar Magneto, associando-os à Irmandade. Ciclope, furioso por ter que trabalhar com seus antigos adversários, deixou a equipe. A mansão foi posteriormente programada para se autodestruir com Ciclope e vários alunos ainda dentro. Magneto, enquanto isso, recrutou Dente de Sabre, Gambit, Pyro e Colossus como seus Acólitos para lutar contra a equipe X-Men/Irmandade. Ao mesmo tempo, Wolverine foi capturado por Bolivar Trask para ser usado como cobaia para a arma anti-mutante, o Sentinela.

O Sentinela foi solto na cidade, forçando os X-Men a usarem seus poderes em público. Wanda rastreou Magneto e tentou esmagá-lo com o Sentinela. Quando os mutantes que não foram capturados pelo Sentinela voltaram aos restos da mansão, Ciclope e os alunos saíram da explosão ilesos. Scott jogou Xavier de sua cadeira de rodas e o culpou por explodir a mansão. Xavier calmamente se levantou, transformando-se em Mística e encerrando a segunda temporada de X-Men Evolution.

Temporada 3: A ascensão da hostilidade pública

Após a batalha com o Sentinela, a raça mutante não era mais um segredo. A reação pública foi de hostilidade. Conforme a temporada avançava, o verdadeiro Xavier foi encontrado, Mística foi derrotada, a mansão foi reconstruída e os X-Men foram permitidos de volta à Bayville High.

Wanda continuou procurando por Magneto (que foi salvo por seu filho, Mercúrio, no último minuto) até que Magneto usou o mutante telepático Mestre Mental para mudar as memórias de infância dela. Ciclope e Jean fortaleceram seu relacionamento, enquanto o romance entre Lince Negra e o membro da Irmandade Avalanche terminou. Além disso, Spike deixou os X-Men quando seu poder se tornou incontrolável, decidindo viver com as deformidades que vivem no esgoto, os Morlocks.

Imagem: Reprodução

Como parte desse arco de X-Men Evolution, Vampira perde o controle de seus poderes, levando à sua hospitalização. Durante esse tempo, ela descobriu que era filha adotiva de Mística, que por sua vez, por meio das visões da mutante Sina, previu que o destino de Vampira e ela mesma estava nas mãos de um antigo mutante que seria ressuscitado.

A estreia da tão esperada saga do Apocalipse em X-Men Evolution surgiu nos últimos episódios da temporada. Mesmero manipulou Magneto para abrir a segunda porta e usou Mística e Vampira para abrir a última, transformando Mística em pedra no processo. Agora liberado, Apocalipse derrotou facilmente a força combinada dos X-Men, Magneto, os Acólitos e a Irmandade antes de escapar.

Temporada 4: Conclusão sombria de X-Men Evolution

A temporada final (e mais sombria) teve apenas nove episódios. Na estreia da temporada, Apocalipse matou Magneto enquanto Vampira assassinou Mística ao empurrar sua figura petrificada de um penhasco, deixando Noturno, que era seu filho, completamente consternado.

A Irmandade se tornou temporariamente uma facção do bem, enquanto a clone adolescente de Wolverine, X-23, retornou, Spike e os Morlocks voltaram à superfície, Lince Negra descobriu um fantasma mutante, Vampira foi sequestrada por Gambit e levada para a Louisiana para ajudar a libertar seu pai, e Xavier tentou derrotar seu filho malvado.

Apocalipse X-Men Evolution
Imagem: Reprodução

No final, Apocalipse derrotou Xavier e Tempestade, transformando-os, junto com Magneto e Mística, em seus Quatro Cavaleiros. Apocalipse instruiu seus Cavaleiros a protegerem suas quatro cúpulas, que transformariam toda a população mundial em mutantes.

Na batalha final de X-Men Evolution, os Cavaleiros foram devolvidos ao normal e Apocalipse foi mais uma vez enterrado. Vampira e Noturno recusaram as desculpas de sua mãe, Lince Negra e Avalanche encontraram o amor mais uma vez, e Xavier viu seus alunos reunidos como os X-Men.

A possível continuação de X-Men Evolution

O final de X-Men Evolution é muito lembrado pelos fãs, pois ele claramente servia como gancho para possíveis futuras temporadas, uma vez que o Professor Xavier foi capaz de ver o futuro, e nele tivemos um breve vislumbre do que poderíamos ter nas próximas temporadas.

Novos heróis mutantes consequentemente surgiriam para integrar os X-Men, enquanto novos vilões apareceriam. Os heróis já conhecidos iriam amadurecer e ficar mais fortes, assim como os inimigos, como uma das visões de Xavier, que pode ver um exército de Sentinelas prontos para o ataque.

Mas sem sombra de dúvidas o choque fica por conta dos inimigos, como Magneto, que se tornaram verdadeiros aliados, e a personagem Jean, uma das protagonistas da série, iria ser apossada pela Fênix Negra, se tornando uma das mais poderosas ameaças. Infelizmente a série não foi renovada e todas essas aventuras ficaram em nosso imaginário.

X-Men Evolution
Imagem: Reprodução

Em todas as temporadas de X-Men Evolutiom, os espectadores foram levados a uma montanha-russa emocional, repleta de ação, suspense e reviravoltas, enquanto os jovens mutantes enfrentavam desafios extraordinários e descobriam o verdadeiro significado da família e da coragem. Esta série continua a ser uma joia preciosa das animações, conquistando fãs ao redor do mundo até hoje, com sua narrativa envolvente e personagens cativantes.