Imagem: Rawpixel
Apesar do potencial do mercado, os carros elétricos ainda não aceleraram de vez no Brasil. Por aqui, eles responderam por quase 1% do total de vendas de veículos em 2023. Mesmo ainda sendo uma quantia pequena, o volume comercializado no ano passado mais do que dobrou na comparação com 2022.
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Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), foram 19.310 elétricos vendidos no Brasil no ano passado. Em 2022, o número havia sido de 8.458. A projeção para este ano é que as vendas fiquem próximas de 24.100 unidades, alcançando uma participação de 1,04% entre todos os carros vendidos no território nacional.
Apesar do avanço e do interesse do brasileiro nos modelos, a eletrificação total da frota ainda é uma realidade distante. O principal problema ainda é a infraestrutura insuficiente.
Além disso, diversas montadoras apostam que o país não deve ter pressa, pois já conta com um mercado robusto de etanol, que combinado com os veículos elétricos nos modelos híbridos atende melhor a demanda brasileira.
Apesar de o Brasil ter uma matriz elétrica limpa, que torna os carros elétricos realmente viáveis no sentido da descarbonização, as montadoras enxergam que a mescla com carros híbridos a etanol é uma alternativa mais segura para um país que historicamente tem dificuldades em modernizar sua infraestrutura.
Esta post foi modificado pela última vez em 4 de março de 2024 12:31