Veículos e Tecnologia

Brasil: elétricos representaram 0,9% das vendas de veículos em 2023

Apesar do potencial do mercado, os carros elétricos ainda não aceleraram de vez no Brasil. Por aqui, eles responderam por quase 1% do total de vendas de veículos em 2023. Mesmo ainda sendo uma quantia pequena, o volume comercializado no ano passado mais do que dobrou na comparação com 2022.

Leia mais

Falta de infraestrutura ainda impede popularização dos elétricos (Imagem: Quality Stock Arts / Shutterstock)

Mercado brasileiro

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), foram 19.310 elétricos vendidos no Brasil no ano passado. Em 2022, o número havia sido de 8.458. A projeção para este ano é que as vendas fiquem próximas de 24.100 unidades, alcançando uma participação de 1,04% entre todos os carros vendidos no território nacional.

Apesar do avanço e do interesse do brasileiro nos modelos, a eletrificação total da frota ainda é uma realidade distante. O principal problema ainda é a infraestrutura insuficiente.

Além disso, diversas montadoras apostam que o país não deve ter pressa, pois já conta com um mercado robusto de etanol, que combinado com os veículos elétricos nos modelos híbridos atende melhor a demanda brasileira.

Apesar de o Brasil ter uma matriz elétrica limpa, que torna os carros elétricos realmente viáveis no sentido da descarbonização, as montadoras enxergam que a mescla com carros híbridos a etanol é uma alternativa mais segura para um país que historicamente tem dificuldades em modernizar sua infraestrutura.

Analistas reduziram as previsões de avanço do mercado (Imagem: Guteksk7/Shutterstock)

Elétricos estão longe de ser uma realidade também em outros países do mundo

  • Segundo um estudo da consultora KPMG, executivos do mercado automobilístico internacional estimavam que os carros elétricos poderiam conquistar uma fatia de até 70% do setor até 2030.
  • A avaliação, no entanto, foi revista e atualmente a previsão fica entre 10% e 40% até o final da década.
  • Esses resultados foram impactados por Brasil, Índia e Japão, que ainda não decolaram na adoção de elétricos.
  • No contexto indiano, os especialistas também apontam a baixa infraestrutura.
  • Já o Japão, está em andamento uma transição voltada aos modelos híbridos.
  • As informações são do Poder360.

Esta post foi modificado pela última vez em 4 de março de 2024 12:31

Compartilhar
Publicado por
Alessandro Di Lorenzo