Facebook: aba de notícias deixará de existir em mais países

A Meta, dona do Facebook, informou que não vai mais investir nas notícias, já que muito pouco de seu público usa essa aba atualmente
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 06/03/2024 00h52
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Imagem: In Green/Facebook
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A Meta anunciou que não vai mais seguir com a aba de notícias do Facebook nos EUA e na Austrália a partir do mês de abril. A companhia também não firmará novos acordos comerciais para notícias e “não oferecerá novos produtos do Facebook especificamente para editores de notícias no futuro”. As informações são do The Verge.

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A aba de notícias do Facebook foi lançada em 2019, em um acordo milionário firmado com alguns dos principais veículos de imprensa dos EUA: US$ 10 milhões para o Wall Street Journal, US$ 20 milhões para o New York Times e US$ 3 milhões para a CNN.

Imagem: Skorzewiak/Shutterstock

Em uma página de suporte do Facebook, há uma mensagem sobre o encerramento da aba notícias nos EUA e na Austrália, além de falar que a seção já não existe mais na Europa:

“O Facebook News, localizado na aba notícias, não está mais disponível no Reino Unido, França e Alemanha. A partir do início de abril, não estará mais disponível nos Estados Unidos e na Austrália”, diz a página.

A Meta mostrava entusiasmo em 2019, quando resolveu fazer o lançamento de sua área de notícias dentro da rede social, naquele momento ainda chamada Facebook. “Esperamos que este trabalho ajude no nosso esforço para sustentar um grande jornalismo e fortalecer a democracia”, afirmou a empresa na época.

A ideia de ter a aba notícias partiu de uma pesquisa da Meta, que mostrou à empresa que estava “atendendo mal a muitos tópicos que as pessoas mais queriam em seus Feeds de notícias, especialmente em categorias como entretenimento, saúde, negócios e esportes”.

Cinco anos depois, uma mudança de postura

  • De uma empresa que apoiava a área de notícias em sua plataforma, a Meta hoje vê essa vertente como algo pouco relevante ao seu público.
  • Segundo a companhia, as notícias representam menos de 3% do que as pessoas em todo o mundo veem no feed do Facebook.
  • A Meta esclarece que, ao invés de pagar editores de notícias grandes, vai concentrar tempo e recursos em conteúdos mais vistos na plataforma, como vídeos curtos.
  • Os editores midiáticos ainda poderão postar as notícias em suas próprias páginas, além de terem anúncios que podem levar leitores aos sites, fora da rede social.
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(Imagem: rafapress / Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.