O Google está implementando algumas novas alterações em seus sistemas de classificação de busca, com o objetivo de ajudar a destacar conteúdo relevante nos resultados e ocultar o pior e mais cínico conteúdo da web.

Segundo o The Verge, a empresa diz que está melhorando a classificação de conteúdo que existe apenas para resumir outros conteúdos, o que às vezes é feito por meio de ferramentas de inteligência artificial (IA) generativa, além de combater algumas estratégias utilizadas para manipular seus sistemas de classificação.

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Razões das mudanças no mecanismo de busca do Google

  • Sempre há pessoas tentando manipular sua forma de aparecer no topo dos resultados do Google. Isso sempre foi um fato na web e uma realidade para as equipes de pesquisa da gigante das buscas;
  • A empresa está sempre realizando mudanças em seus algoritmos de classificação, buscando melhorar os resultados de busca e a maioria dessas mudanças nunca são informadas ao público;
  • “Apenas vemos aquelas que passaram despercebidas pelos controles”, diz Pandu Nayak, vice-presidente de pesquisa do Google. “Infelizmente, essas são coisas que você não pode simplesmente resolver com um passe de mágica”;
  • O fato de o Google anunciar essas mudanças é um sinal de duas coisas: primeiro, que são mudanças significativas que podem realmente transformar sua experiência de busca – Nayak afirma que as medidas do Google mostram uma redução de até 40% no “conteúdo inútil”;
  • E, segundo, que o Google está enviando uma mensagem para a web: seu comportamento spam e suspeito acaba agora.

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google search
Imagem: Wachiwit/Shutterstock

Mudanças no sistema de classificação

Nayak lista três exemplos do que o Google agora considera comportamento spam e pretende reduzir sua classificação.

O primeiro é o conteúdo em escala: sites que criam milhares de artigos de baixa qualidade por dia, seja por meio de contratados mal remunerados ou geradores de IA, e direcionam esse conteúdo aos resultados de busca. O segundo comportamento spam é o que Nayak chama de “abuso de reputação do site”.

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Isso ocorre quando um site respeitado aluga parte de seu espaço para conteúdo spam. Provavelmente, você já se deparou com sites que nos fazem questionar por que eles têm cupons ou por que há uma seção inteira do site que parece irrelevante e gerada por IA.

O terceiro é o “abuso de domínio expirado”, quando alguém compra um domínio abandonado, mas com alta classificação, e o preenche com conteúdo de baixa qualidade que, em seguida, pula para o topo da pesquisa.

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Combate ao spam e prazos

Para aqueles envolvidos em abuso de reputação de site, Nayak diz que o Google está dando prazo de 60 dias para que eles parem antes que as alterações de classificação entrem em vigor. As demais mudanças entram em vigor imediatamente.

O Google reconhece que tem um problema com spam e está tentando combatê-lo. “O ecossistema saudável e de alta qualidade é o que mais é afetado quando spammers e fornecedores de informações de baixa qualidade assumem o controle da classificação”, diz Nayak.

Pessoa segurando lupa sobre caixa de pesquisa do Google
Imagem: DVKi/Shutterstock

Desafios futuros

A discussão sobre conteúdos gerados por IA – o que isso significa, quem o deseja e como deve ser classificado – está apenas começando e causará dores de cabeça internas ao Google, já que tenta trazer a IA para todos, ao mesmo tempo buscando salvar a web de ser dominada por ela. Para o Google continuar sendo o Google, ele precisa ser bom em encontrar o que há de bom na web.

A empresa tem indicado há um tempo que tem a intenção de valorizar e priorizar os humanos em sua plataforma, ao invés de máquinas e conteúdo clicável, e isso fica evidente com os passos que estão sendo tomados. Porém, será uma longa jornada pela frente.