O Google anunciou nesta quinta-feira (7) algumas mudanças para desenvolvedores na Europa. Com a Lei dos Mercados Digitais (DMA) entrando em vigor hoje, a empresa confirmou que, assim como a Apple fez no App Store, cobrará taxas dos desenvolvedores mesmo que eles não usem a Play Store, loja de aplicativos da big tech.
O que você precisa saber:
- De acordo com comunicado, divulgado pelo Engadget, o Google adicionará duas taxas — de aquisição inicial e de serviços contínuos;
- A empresa explicou que a medida chega para entrar em conformidade com a DMA, nova lei da Europa cujo objetivo é impor regras para empresas de tecnologia não abusarem de posições dominantes no mercado;
- A companhia também elogiou a adição dos impostos, já que adicionam valor ao ecossistema Android;
- Segundo a big tech, no caso da taxa contínua, os desenvolvedores poderão cancelá-las após dois anos, mas só se os usuários concordarem — os serviços contínuos do Play não serão mais aplicáveis após cancelamento;
- Termina nesta quinta-feira (7) o prazo para as big techs entrarem em conformidade com a DMA. Para cumprir a lei, o Google já fez ao menos 20 ajustes que impactam usuários de pesquisa, anunciantes e desenvolvedores de aplicativos terceirizados.
Leia mais!
- Google é alvo de (mais um) processo bilionário na Europa
- Google implementa mudanças para melhorar resultados de busca
- Google anuncia mudanças para cumprir Lei de Mercados Digitais na UE
As taxas do Play apoiam nosso investimento no Android e no Google Play e refletem o valor fornecido pelo Android e pelo Play, inclusive nos permitindo distribuir o Android gratuitamente e fornecer o crescimento contínuo conjunto de ferramentas e serviços que ajudam os desenvolvedores a construir negócios de sucesso, ao mesmo tempo que mantêm nossas plataformas seguras e protegidas para bilhões de usuários em todo o mundo.
Google.
As novas taxas do Google para desenvolvedores na Europa são:
- Taxa de aquisição inicial de 10% para compras no aplicativo ou 5% para assinaturas de dois anos. Isso representa o valor que o Play forneceu ao facilitar a aquisição inicial do usuário.
- Taxa de serviços contínua de 17% para compras no aplicativo ou 7% para assinaturas. Isso abrange serviços contínuos do Google Play, como controle dos pais, segurança, prevenção de fraudes e atualizações de aplicativos.
O Google também disponibilizou um gráfico para exemplificar melhor como as taxas serão aplicadas a um aplicativo hipotético, o Fantastiq:

Em conflito com a Apple, que também introduziu novas taxas, a Epic Games criticou os ajustes do Google, classificando as novas taxas como “maliciosas”. “O Google anunciou planos de conformidade maliciosos para a lei europeia DMA. Provavelmente aprenderemos em breve como ele e outros desenvolvedores reagem as novas taxas.”