Raj Kumar, pintor indiano que perdeu mãos e braços em acidente, foi a primeira pessoa no país asiático a receber um transplante bilateral, ou seja, um novo conjunto de membros superiores.

A cirurgia, de alta complexidade, levou mais de 12 horas para ser realizada por 11 médicos no Hospital Sir Ganga Ram, em Délhi (Índia). Kumar teve seus ossos, artérias, veias, tendões, músculos, nervos e pele reconstruídos, conforme O Globo.

publicidade

Leia mais:

O Dr. Gambhir, que participou da cirurgia, afirmou ao Indian Express que o homem foi selecionado para o procedimento inovador por ser um amputado bilateral. Além disso, os médicos puderam guardar os membros de Meena Mehta, mulher falecida e doadora múltipla de órgãos.

publicidade

“Depois que selecionamos o paciente e fizemos a compatibilidade sanguínea, descobrimos que ele era o candidato ideal para o transplante. Pegamos as mãos e, primeiro, fixamos os ossos com placas e parafusos e, depois, fixamos os músculos, a artéria e o nervo”, disse Gambhir.

Gambhir destacou ainda que o vital para o sucesso do transplante foram a precisão e experiência. Kumar levou seis meses para se recuperar da cirurgia e recebeu alta nesta quarta-feira (6).

publicidade

Imagem: Reprodução

Acidente e transplante

  • O pintor perdeu as mãos e parte dos braços em outubro de 2020, quando foi atropelado por um trem;
  • Ele atravessava os trilhos em Nangloi (Índia) de bicicleta, quando perdeu o controle;
  • Kumar chegou a usar próteses, mas não obteve boa adaptação;
  • O Times Now destacou que Mehta, doadora dos membros, atuou como chefe administrativa de escola de renome no sul de Délhi, se comprometeu a doá-los quando falecesse;
  • Além de seus membros superiores, a mulher doou, para outras pessoas, rins, fígado e córneas.