Uma espada da era viking foi encontrada por um homem que procurava objetos perdidos e descartados no rio Cherwell, em Oxfordshire, no sudeste da Inglaterra. A arma apresenta alta grau de corrosão e data do período entre 850 e 975 d.C.

Leia mais

publicidade
Arma foi utilizada durante os saques vikings na Inglaterra (Imagem: Trevor Penny)

Espada pode ser exibida ao público

  • A descoberta foi feita por Trevor Penny em novembro de 2023.
  • Ele conta que não reconheceu que se tratava de uma espada num primeiro momento.
  • Ao retirar o material da água, o homem gritou para um amigo que estava do outro lado da ponte.
  • Foi o companheiro de Trevor que identificou a arma antiga.
  • Após, eles entraram em contato com o oficial de ligação do condado de Oxfordshire, responsável por registrar achados arqueológicos feitos pelo público.
  • A espada foi levada para ser examinada por especialistas e agora está sob os cuidados dos serviços do museu de Oxford.
  • As informações são do Live Science.
Espada apresenta alta grau de corrosão (Imagem: Trevor Penny)

Arma foi usada durante saques nórdicos

Após análises, pesquisadores confirmaram que a espada foi utilizada por vikings há cerca de 1.200 anos. A arma data de um período em que os nórdicos viajaram para a Inglaterra para saquear os territórios.

Os vikings pisaram em solo britânico no século VIII, na famosa invasão de um mosteiro em Lindisfarne, na costa nordeste, em 793. Ataques semelhantes ocorreram por vários séculos e aumentaram após 835, quando frotas vikings maiores começaram a chegar e lutar contra exércitos reais.

Os reis britânicos gradualmente reconquistaram o território ao longo do século X e unificaram a Inglaterra um novo reino chamado Englalond. As incursões nórdicas continuaram até o século XI, mas a Era Viking terminou após a Batalha de Stamford Bridge, em 1066, com a derrota do rei da Noruega, Haroldo III Sigurdsson.