Um relatório publicado na última quinta-feira (7) pela Ação Climática Contra a Desinformação (CAAD), coligação de grupos ambientalistas, aponta que a inteligência artificial pode aumentar o uso de energia e acelerar a propagação de desinformação climática.

Entenda:

publicidade
  • Um relatório da Ação Climática Contra a Desinformação (CAAD), coligação de grupos ambientalistas, indica que a IA pode aumentar o consumo de energia e acelerar a desinformação climática;
  • Conforme divulgado pela CAAD, com operações cada vez mais complexas, a demanda de energia pela inteligência artificial pede a duplicação do número de data centers – o que deve causar um aumento de 80% na emissão de gases do efeito estufa;
  • Além da alta demanda de energia, o relatório ainda faz um alerta para o fortalecimento de discursos negacionistas sobre a crise climática por pessoas e organizações – principalmente nas redes sociais – ocasionado pela IA.
(Imagem: Vadim Sadovski/Shutterstock)

Em 2023, o Google lançou um relatório apontando que a IA poderia reduzir em até 10% as emissões globais de carbono até 2030. Porém, apesar do desenvolvimento de ferramentas que apoiam o monitoramento de eventos climáticos diversos, os dados da CAAD trazem um alerta sobre a exigência de eletricidade dessas tecnologias.

Leia mais:

publicidade

Demanda de energia de IA pode aumentar emissão de gases do efeito estufa

Em parte, o aumento do uso de energia vem da complexidade das operações de inteligência artificial. O treinamento do ChatGPT, por exemplo, demanda tanta energia quanto 120 residências nos Estados Unidos em um ano, como indica o novo relatório.

aquecimento global crise climática
(Imagem: Medi2Go/Pixabay)

E, para acompanhar o ritmo da indústria, é preciso duplicar os data centers – o que deve causar um aumento de 80% na emissão de gases do efeito estufa, como explica Michael Khoo, diretor do programa de desinformação climática da Friends of the Earth: “Sabemos que haverá pequenos ganhos de eficiência nos data centers, mas a matemática simples é que as emissões de carbono aumentarão.”

publicidade

Paralelamente, a IA facilita a divulgação de declarações climáticas falsas por pessoas ou organizações e, como reforça Khoo, piora o discurso negacionista nas redes sociais. “Você pode ver facilmente como isso será uma ferramenta para a desinformação climática. Veremos pessoas micro-direcionadas com conteúdo de desinformação climática de uma forma implacável.”