(Imagem: Frederic Legrand - COMEO/Shutterstock)
A OpenAI contestou as alegações de Elon Musk num processo judicial. “Não existe um Acordo Fundador, ou qualquer acordo com Musk”, alega a OpenAI em petição judicial como ré no processo movido pelo bilionário. Aliás, para a desenvolvedora do ChatGPT, esse acordo fundador é “uma ficção que Musk criou para reivindicar sem mérito os frutos de uma empresa que ele inicialmente apoiou, depois abandonou e então observou ter sucesso sem ele.”
A empresa também aponta que as alegações do bilionário são baseadas em “premissas factuais complicadas – muitas vezes incoerentes”, conforme revelado pela Bloomberg. No processo movido contra a OpenAI, Musk a acusa de violar seu status de organização sem fins lucrativos, bem como de violar um acordo fundador que prometia que a companhia lançaria sua IA publicamente e nunca operaria com fins lucrativos.
Leia mais:
A empresa alega que há evidências de que Musk apoiou a transição da OpenAI para uma estrutura com fins lucrativos, com o controle nas mãos do bilionário. A OpenAI sugere que Musk deixou de apoiar a organização quando suas propostas não foram adotadas.
Esta afirmação é embasada por e-mails trocados entre a OpenAI e Musk, divulgados pela empresa recentemente, que indicam o conhecimento e aprovação por parte do bilionário da mudança para um modelo de negócios com fins lucrativos. E seu desejo de ter controle total sobre a OpenAI.
A empresa argumenta que a motivação de Musk para o processo é de natureza pessoal e comercial, buscando se beneficiar dos avanços tecnológicos alcançados pela OpenAI após ele ter se desvinculado da organização. A OpenAI sugere que o empresário tenta reivindicar o sucesso da empresa para si, sob o pretexto de agir em nome da humanidade.
Musk lançou sua própria empresa de inteligência artificial, xAI, com o objetivo de entender “a verdadeira natureza do universo”. Pouco depois de a OpenAI publicar, no seu blog, contestações às alegações de Musk, o empresário anunciou que a xAI tornaria seu chatbot Grok open source – isto é, compartilhar a “receita de bolo” do Grok.
Em resumo, o processo de Musk contra a OpenAI destaca um conflito sobre a direção e a propriedade intelectual da organização. De um lado, o bilionário busca reivindicar parte do sucesso da OpenAI após ter se afastado. De outro, a OpenAI defende a legalidade de sua transição para um modelo com fins lucrativos e desafia as motivações de Musk por trás do processo.
Esta post foi modificado pela última vez em 12 de março de 2024 09:42