(Imagem: JRdes/Shutterstock)
Órgão antitruste da Itália aplicou multa de dez milhões de euros (aproximadamente R$ 54 milhões) ao TikTok, revelou a agência de notícias Reuters nesta quinta-feira (14). Na multa à rede social, a Autoridade de Defesa da Concorrência e do Mercado (AGCM) alega difusão de conteúdo impróprio e perigoso para menores de idade.
Entre esse conteúdo, a AGCM citou vídeos que poderiam “ameaçar a segurança psicofísico dos usuários”. Segundo o órgão antitruste italiano, “esses conteúdos são sistematicamente recomendados aos usuários [do TikTok] graças ao seu algoritmo de avaliação de perfis, o que estimula um uso cada vez maior da rede social.”
Leia mais:
O órgão regulador italiano referiu-se a vídeos que mostram jovens realizando uma prática conhecida como “cicatriz francesa”. Este desafio, popular entre usuários menores de idade, envolve beliscar as bochechas para deixar um hematoma duradouro nela.
A AGCM impôs a multa milionária a três unidades da ByteDance, empresa chinesa dona da rede social: TikTok Technology (Irlanda), TikTok Information Technologies UK (Reino Unido) e TikTok Itália.
Em resposta, o TikTok discordou da decisão. A empresa argumentou que reduz a visibilidade de tais conteúdos aos usuários menores de 18 anos “há tempos”. A empresa acrescentou que determinados conteúdos citados pela agência registravam média diária de “apenas” 100 buscas por dia na Itália – isso antes da AGCM anunciar o início das investigações.
O TikTok e outras empresas de mídia social – entre elas, a Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp – estão sob pressão de órgãos reguladores ao redor do mundo para proteger usuários menores de idade.
Esta post foi modificado pela última vez em 14 de março de 2024 10:22