O TikTok gera legendas para vídeos automaticamente. Ao editá-los antes da publicação, os usuários podem solicitar uma transcrição automática para tornar os conteúdos mais acessíveis. A seguir, saiba como utilizar a ferramenta nativa da rede social.

Leia também:

TikTok e Amazon
Imagem: Ascannio / Shutterstock

Tempo necessário: 4 minutos.

  1. Filme ou selecione um vídeo normalmente

    Clique no botão de “+” na barra inferior do aplicativo.Envie um vídeo para o TikTok (Imagem: Reprodução/Olhar Digital)

  2. Filme ou selecione um vídeo normalmente

    Envie um vídeo para o TikTok. Lembre-se de que é necessário evitar ruídos e é recomendado que o interlocutor fale de maneira articulada para que a transcrição automática não tenha erros. Portanto, para evitar erros, prefira gravar a fala em locais silenciosos.

  3. Expanda as opções do menu suspenso

    No canto direito da tela, toque na setinha apontando para baixo para acessar as demais opções para editar o vídeo.

  4. Acesse a opção de legendas

    Toque no botão “Legendas” e aguarde o aplicativo fazer a transcrição automática. O tempo de carregamento varia de acordo com o tamanho do vídeo.Acesse a opção para incluir legendas (Imagem: Reprodução/Olhar Digital)

  5. Selecione o idioma do vídeo (opcional)

    Por padrão, a ferramenta considera o idioma do aplicativo. Mas se o seu vídeo tem o áudio em inglês, por exemplo, toque no ícone de globo para trocar a língua do áudio.Selecione o idioma do vídeo (Imagem: Reprodução/Olhar Digital)

  6. Revise a legenda (opcional)

    Aperte no ícone de lápis. Nesta opção, os usuários podem corrigir eventuais transcrições erradas, por exemplo. Também é possível inserir informações extras para melhorar a compreensão da legenda.Revise a legenda (Imagem: Reprodução/Olhar Digital)

  7. Altere o visual da legenda (opcional)

    No quadrado com um “A” no interior, o TikTok oferece opções para alterar a fonte, cor, o texto e afins. Ajuste o visual como desejar.Ajuste o visual da legenda (Imagem: Reprodução/Olhar Digital)

  8. Finalize a edição

    Toque em “Guardar” para concluir os ajustes da legenda e finalizar a edição do vídeo. Depois, é só publicar o conteúdo normalmente.Termine de editar o vídeo e publique-o (Imagem: Reprodução/Olhar Digital)