Uber pode levar até quantos passageiros?

É proibido levar quatro passageiros em uma viagem do Uber? Veja quantos passageiros um motorista pode levar por vez
Por Ana Bondance, editado por Bruno Ignacio de Lima 14/03/2024 22h20, atualizada em 03/04/2024 21h53
Uber via Charlesdeluvio/Unsplash
Uber via Charlesdeluvio/Unsplash
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Alguns passageiros do Uber relataram que estão encontrando problemas em conseguir uma corrida quando um grupo tem quatro pessoas. Isso porque motoristas do aplicativo estão se negando a levar mais de três passageiros, muitas vezes cancelando a corrida. 

Com a recorrência da situação, os usuários começaram a questionar se este cenário realmente consta nas diretrizes do app de transporte, conforme a justificativa dos prestadores do serviço.

Leia também:

Uber pode levar até quantos passageiros?

uber roteiro
Imagem: Diego Thomazini/Shutterstock

Casos como o descrito acima têm acontecido majoritariamente no estado de São Paulo, sendo ainda mais comuns na capital. Ao cancelar a corrida, ou sugerir que o grupo de passageiros se divida e chame mais um carro, alguns motoristas alegaram que a própria empresa havia orientado a não levar quatro passageiros.

No entanto, apenas durante a pandemia o Uber aconselhou seus motoristas a transportar menos passageiros. Sendo assim, é proibido levar quatro pessoas no Uber? De acordo com a empresa, se o carro tem cinco lugares, o motorista pode levar até quatro passageiros. 

Ou seja, você pode viajar com até três outros indivíduos, para um total de quatro pessoas, incluindo você. Isso implica ainda que, sim, um passageiro pode usar o banco da frente. Essas especificações podem, inclusive, ser encontradas no aplicativo. 

O que fazer para evitar a situação?

uber
Imagem: Alex Photo Stock / Shutterstock.com

O Uber sugere que, para evitar quaisquer problemas quando um motorista chegar ao local para buscar o usuário, deve haver comunicação prévia entre as partes antes de começar a viagem. 

Segundo a empresa, depois que o motorista aceita uma corrida, usuários podem enviar mensagens via chat para combinar as preferências. Ainda assim, para garantir a integridade de motoristas e passageiros, a empresa garante o direito de cancelamento da corrida em situações de desconforto, desde que reportem a situação ao suporte do aplicativo. 

Isso significa que, caso o motorista não esteja confortável em levar um grupo de quatro pessoas, os usuários podem cancelar a corrida e procurar por outro motorista ou, em último caso, dividir o grupo em dois carros. 

Ana Bondance
Colaboração para o Olhar Digital

Ana Bondance, colaboradora do Olhar Digital, é tradutora formada pela UNIMEP e pós-graduanda em literatura infantil pela PUC Minas.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.