O iPhone 15 pode já ter começado a ser fabricado no Brasil, de acordo com o site MacMagazine, que encontrou indícios na página de compra da Apple sobre a possível expansão para o país. Ao finalizar uma compra, modelos que teriam sido montados no Brasil tinham o sufixo “BR/A”, enquanto estrangeiros apresentavam o sufixo “BE/A”.

Leia mais:

publicidade

A diferença aparece ao adquirir o smartphone. Essas siglas são chamadas de “part numbers” e representam a origem da montagem do aparelho. Como os que eram montados no exterior apresentavam “BE/A” ou “BZ/A” e, recentemente, a Apple começou a mostrar também aparelhos com o sufixo “BR/A” é bastante provável que, em alguma escala, o iPhone já esteja sendo fabricado no país.

Porém, apenas o modelo base do iPhone 15, com 6,1 polegadas, estaria sendo montado no país. Os demais dispositivos da linha, como o iPhone 15 Plus, o iPhone 15 Pro e o iPhone 15 Pro Max, continuam sendo importados.

publicidade

A Apple não é contra à expansão de sua produção para o Brasil. Tanto o iPhone 13 quanto o iPhone 14 já foram montados no país nos últimos anos. Os sinais de que a montagem agora também ocorre no país foram descobertos de forma incidental, como por meio de adesivos encontrados nas embalagens de celulares recentemente adquiridos e pelo teste realizado pelo site MacMagazine.

iphone-15-pro-costas-1024x576 (1)
(Imagem: André Fogaça)

Fabricação no Brasil impacta preço do iPhone 15?

Até o momento, a Apple não se manifestou sobre o assunto, nem confirmou a expansão da produção do iPhone 15 para o Brasil. Além disso, a mudança na localização da montagem não impacta o preço do aparelho, que permanece sendo vendido a partir de R$ 7.300.