Financiamento de veículos cresce 30,7% no Brasil em fevereiro

No total, foram 525 mil vendas de veículos financiados, entre novos e usados, na comparação com o mesmo período de 2023
Pátio com muitos carros novos estacionados
(Imagem: Roosevelt Cassio/Reuters)

As vendas financiadas de veículos tiveram um crescimento expressivo em fevereiro deste ano. Segundo dados da Bolsa Valores de São Paulo (B3), foram 525 mil unidades, entre carros novos e usados, o que representa uma alta de 30,7% na comparação com o mesmo período de 2023.

Continua após a publicidade

Leia mais

Carros na estrada
Foram 525 mil vendas de veículos financiados, entre novos e usados, em fevereiro deste ano (Imagem: rawpixel.com no Freepik)

Aumento nas vendas de veículos financiados

Já em relação ao mês de janeiro deste ano, o número, que inclui automóveis leves, motos e pesados em todo o país, teve queda de 6,6%.

Ainda de acordo com os dados da Bolsa Valores de São Paulo, no segmento de autos leves, a alta foi 26,2% ante fevereiro de 2023. Comparado a janeiro, houve queda de 10,5%.

O financiamento de veículos pesados, por sua vez, teve alta de 24,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior e de 6,1% em relação a janeiro. E o de motos no mês foi 45,8% maior do que em fevereiro de 2023 e 3,2% maior do que em janeiro.

No acumulado do ano, as vendas financiadas de veículos somaram um milhão de unidades. O número representa uma alta de 28,8% em relação ao mesmo período de 2023, o que equivale a cerca de 243 mil unidades a mais. Além disso, essa é a melhor marca para os dois primeiros meses do ano desde 2012.

Pátio com modelos de carro popular
No acumulado do ano, as vendas financiadas de veículos somaram um milhão de unidades (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Setor mostra sinais de aquecimento

  • Segundo especialistas, os resultados apontam para a continuidade da recuperação do setor que já havia sido verificada no segundo semestre de 2023.
  • A queda em comparação ao mês anterior não preocupa e pode ser explicada pelo grande número de feriados, uma vez que a média de veículos financiados em fevereiro por dia útil é maior do que em janeiro.
  • A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do país, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo território nacional.
  • As informações são da Agência Brasil.
Alessandro Di Lorenzo
Alessandro Di Lorenzo

Alessandro Di Lorenzo é editor do Olhar Digital e formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Lucas Soares
Lucas Soares

Lucas Soares é editor de Ciência e Espaço no Olhar Digital e formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Gostou? Compartilhe! Ajude mais pessoas a ficarem informadas.
Prefira o OD no Google
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone Instagram Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email