Um achado raro pode ajudar os pesquisadores a traçar as rotas realizadas por peregrinos cristãos durante a Idade Média. Um distintivo com o desenho de uma criatura mitológica semelhante a um dragão foi descoberto no sudeste da Polônia.
Leia mais
- Descoberta de fosso revela costumes de camponeses medievais
- Fogo grego: a arma mais aterrorizante da idade média inspirou Game of Thrones
- Luva de ferro de 600 anos e bem conservada é encontrada na Suíça; veja
Peregrinos na Idade Média
O material é feito de chumbo e estanho, é circular, tem cerca de 1 milímetro de espessura e um pouco mais de 2,8 centímetros de diâmetro. Estes distintivos eram usados por peregrinos cristãos na Idade Média como forma de identificação e também tinham como objetivo proteger o usuário de doenças, acidentes e crimes durante as longas viagens.
Os ornamentos normalmente retratavam várias formas – como espirais, quadrados, cruzes ou escudos – mas alguns também apresentavam figuras de santos, cavaleiros e animais específicos (reais ou mitológicos).
Um dos mais antigos, datado do século XI e encontrado em toda a Europa, tem a forma de uma concha e indica que o usuário estava viajando no Caminho de Santiago, na peregrinação a Santiago de Compostela, no noroeste da Espanha.
O distintivo mais recente, localizado na vila de Wólka Nieliska, a cerca de 210 quilômetros da capital Varsóvia, é o primeiro a mostrar a figura do dragão mitológico. Embora não se saiba qual o significado da imagem, ela também é o símbolo oficial da cidade russa de Kazan, o que pode indicar alguma relação entre o peregrino e o local.
Durante a maior parte da Idade Média, Kazan foi governada por um estado tártaro islâmico que proibia a representação artística de pessoas ou animais. De fato, a imagem só aparece como o símbolo da cidade depois que o regime caiu nas mãos dos invasores russos cristãos na década de 1550.
Outros dispositivos semelhantes estão expostos em museus europeus
- O distintivo com o desenho da criatura mitológica foi localizado em janeiro deste ano pelo arqueólogo independente Tomasz Murzyński.
- Como tais achados históricos pertencem ao Estado sob a lei polonesa, ele entregou o artefato ao curador provincial de monumentos históricos na cidade vizinha de Lublin.
- Vários emblemas de peregrinos medievais foram encontrados em outros locais da Polônia, incluindo seis da cidade de Stargard, no noroeste do país.
- Eles estão expostos em museus em toda a Europa Ocidental.
- As informações são do Live Science.