Os desastres naturais fazem parte da história do nosso planeta. Mas qual foi o primeiro grande evento devastador registrado na história moderna? Pesquisadores se debruçaram por anos para encontrar uma resposta e descobriram que o episódio em questão foi também uma das piores catástrofes naturais a atingir a Europa nos últimos 500 anos.

Leia mais

Terremoto causou destruição e incêndios (Imagem: Vchal/Shutterstock)

Uma série de eventos catastrófica

Para respondermos a pergunta proposta precisamos voltar bastante no tempo. Mais precisamente para o dia 1º de novembro de 1755, um sábado, madrugada do Dia de Todos os Santos, uma das principais festas da Igreja Católica.

Estamos em Lisboa, capital de Portugal, mas o clima não é nada festivo. Por volta das 9h40 da manhã, o chão começou a tremer. Foram três grandes tremores em um um período de 3 a 6 minutos.

publicidade

O pânico tomou conta das pessoas. Muitas já estavam nas igrejas, espaçou que não foram projetados para resistir aos terremotos. Ao mesmo tempo, incêndios tomaram conta de boa parte da cidade. Relatos daquele período indicam que uma nuvem de poeira tomou os céus.

Cerca de 40 a 45 minutos após o fim dos tremores, um tsunami de 6 metros engoliu a costa portuguesa, completando a enorme tragédia.

Aproximadamente 50 mil pessoas morreram naquela data. Milhares ainda foram obrigadas a deixar a cidade em função da destruição provocada. Nem mesmo o palácio real resistiu, e grandes quantidades de materiais históricos e culturais foram perdidos para sempre.

Tremores foram seguidos por enorme tsunami (Imagem: IgorZh/Shutterstock)

Terremoto e tsunami também atingiram outros países

  • De acordo com pesquisas modernas, o terremoto ocorreu em algum lugar no mar ao longo de uma falha nos limites da placa tectônica do meio do Atlântico, embora a localização exata ainda seja debatida.
  • O tsunami que devastou Lisboa também viajou para oeste através do Atlântico, onde, 10 horas depois, uma onda de 4 metros atingiu a ilha de Martinica, no Mar das Caraíbas.
  • Estima-se que o pior dos três terremotos tenha tido uma magnitude de 8,5 a 9,0, embora não seja possível confirmar isso.
  • Além de Lisboa, outras áreas da parte sul da Península Ibérica também foram atingidas pelo terremoto, assim como partes do norte da África, como Marrocos e Argélia.
  • Segundo os pesquisadores, isso faz deste evento histórico o primeiro desastre natural moderno.
  • As informações são do IFLScience.