A Zoox, companhia que possui robotáxis e que pertence à Amazon, anunciou que vai expandir seus testes de veículos autônomos na Califórnia e em Nevada, que agora vão rodar em uma área mais ampla, em velocidades mais altas e com direção noturna. A empresa busca competir de igual para igual com a Waymo, que também oferece o serviço em cidades californianas. As informações são da Reuters.

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Os novos testes vão ser feitos com a frota de veículos da Zoox que ela mesma projetou e construiu, veículos que não possuem controles manuais internos, como volantes, pedais e alavancas de câmbio. A Zoox também opera Toyota Highlanders autônomos adaptados em Seattle, Las Vegas, São Francisco e Foster City, na Califórnia.

O anúncio não chega ser algo tão impressionante se pensarmos que a Waymo, concorrente direta, acabou de anúnciar que vai operar com seus robotáxis em uma parte de Los Angeles. A empresa que a Zoox busca superar também já tem operações em São Francisco e Phoenix, Arizona, além de estar planejando em breve começar a operar em Austin, no Texas.

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Robotáxi elétrico da Zoox
Imagem: Zoox/Divulgação

De acordo com a Zoox, seus veículos podem atingir a velocidades de até 45 milhas por hora (72 km/h). A área de Las Vegas onde os carros autônomos vão atuar foi expandida para entender como esses veículos se comportam em zonas de maior tráfego.

“Dirigir nessas áreas maiores expõe nossos robotáxis às condições mais movimentadas que já encontraram”, disse a empresa em comunicado.

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Os veículos Zoox também circularão sob chuva fraca e à noite, disse a empresa, um teste fundamental para a coleta de dados adicionais do carro nessas condições adversas.

Um futuro com apenas carros autônomos

  • A Zoox já comunicou que espera um dia substituir os condutores humanos por veículos totalmente autônomos.
  • Segundo seus tecnólogos, é uma opção mais segura e rentável, porque robotáxis não sucumbem ao erro humano.
  • A Zoox não forneceu um cronograma para quando acredita que seus robotáxis seriam capazes de substituir totalmente a condução humana.

Na realidade, robotáxis ainda levantam dúvidas sobre o quão seguros e confiáveis são. Sobretudo por conta de um acidente no ano passado, quando um carro autônomo da Cruise arrastou uma mulher por cerca de 6 metros depois que ela foi atropelada por um carro dirigido por um humano.

Zoox
Imagem: Divulgação/Zoox