Menos de cinco meses após iniciar passeios completamente sem motorista (e sem pedais) em vias públicas na Califórnia, EUA, a Zoox expandiu as operações para Nevada, começando em Las Vegas, com seus belos robô-táxis.

Quem é a Zoox e o que são os robô-táxis?

A Zoox é uma desenvolvedora de veículos autônomos que comemora quase dez anos desde sua criação.

Leia mais:

Naquela época, a ex-estrategista-chefe da Intel, Aicha Evans, assumiu o cargo de CEO, e a startup garantiu fusão definitiva com a Amazon, na qual o gigante do mercado online de Jeff Bezos a adquiriu por impressionantes US$ 1,2 bilhão (R$ 5,7 bilhões).

publicidade
  • Ao contrário de quase todas as outras empresas de robô-táxis que se expandem em vias públicas, a Zoox desenvolveu EV sob medida, projetado para o segmento específico, sem volante e pedais;
  • Desde que seus ônibus autônomos totalmente elétricos surgiram em 2020, a Zoox afirma que sua frota de testes registrou mais de 1,6 milhão de quilômetros autônomos em São Francisco, Las Vegas e Seattle;
  • No meio do ano passado, a Zoox se tornou a primeira empresa a autocertificar um EV de passageiros totalmente autônomo e construído especificamente com os Padrões Federais de Segurança de Veículos Motorizados (FMVSS), abrindo caminho para os primeiros passeios em vias públicas na Califórnia em fevereiro passado;
  • Agora, a Zoox se expandiu ao lado de Nevada, coletando dados em vias públicas em Las Vegas enquanto continua trabalhando para a comercialização total.

De acordo com postagem da Zoox nesta terça-feira (27), seu robô-táxi sem motorista está operando em vias públicas em Las Vegas desde 16 de junho. A sede da Zoox em Las Vegas está ocupada desde 2020.

A Zoox agora opera o primeiro veículo de robô-táxi construído especificamente para dirigir em vias públicas no Estado de Nevada.

EV autônomo já está circulando em caráter experimental em Las Vegas (Imagem: Divulgação/Zoox)

Especificações

  • O robô-táxi elétrico sob medida pode transportar até quatro passageiros por vez a velocidades de até 56 km/h, pelo menos para começar;
  • Ainda assim, os EVs sem motorista podem atingir velocidades de até 121 km/h;
  • Como seu lançamento público inicial na Califórnia, os passeios serão testados primeiro pelos funcionários da Zoox antes que a empresa pretenda “expandir nos próximos meses”.

A startup diz que o robô-táxi autônomo, que agora navega pelas ruas de Las Vegas, encontrará várias curvas à esquerda desprotegidas e paradas em várias vias, além de obstáculos comuns nas vias públicas, como ciclistas, pedestres e outros veículos.

Implantar nosso robô-táxi em vias públicas abertas na Califórnia e agora em Nevada é grande passo para a Zoox. Dirigir de forma autônoma nesses dois locais únicos, mas igualmente desafiadores, nos proporcionará aprendizados inestimáveis à medida que ajustamos nossa tecnologia em preparação para o lançamento comercial.

Jesse Levinson, cofundador e CTO da Zoox

A empresa afirmou ainda que já coletou muitos dados de suas operações em estradas públicas na Califórnia e que fará o mesmo em Las Vegas, pois pretende trazer passeios sem motorista para o público em Nevada em breve.

Contudo, não há cronograma de quando isso pode acontecer, mas o progresso da expansão da Zoox é, no mínimo, interessante.

Com informações de Electrek

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!