Novas montanhas ainda podem se formar?

As montanhas se formaram há milhões e milhões de anos como resultado da movimentação das placas tectônicas
Por Mateus Dias, editado por Lucas Soares 18/03/2024 06h00
montanha
Crédito: Ko Zatu/ shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

As montanhas, tão grandes, altas e tendo se formado há milhões e milhões de anos pelas forças da natureza, parecem sempre ter estado lá. Mas será que elas ainda podem se formar atualmente, ou essa coisa ficou para trás, em um período passado da Terra?

Antes de saber a resposta para essas perguntas, primeiro é preciso saber como as montanhas se formam. Basicamente, de acordo com IFLScience, elas surgem a partir do encontro de placas tectônicas. Mas esses encontros não são todos iguais.

Leia mais:

Formações de montanhas

Quando placas tectônicas continentais e oceânicas se chocam, a segunda, por ser mais leve, acaba afundando e começa a passar sob a placa continental, num processo conhecido como subducção. Esses eventos são geralmente os responsáveis por formar vulcões, como o monte Fuji, no Japão. No entanto, às vezes a pressão desse processo pode acabar gerando montanhas não vulcânicas.

O monte Fuji se formou a partir do encontro de uma placa continental e oceânica (Crédito: Club4traveler/ shutterstock)
O monte Fuji se formou a partir do encontro de uma placa continental e oceânica (Crédito: Club4traveler/ shutterstock)

Outras formas das montanhas se formaram é quando existe o choque de duas placas continentais. Quando isso acontece, a crosta terrestre é deslocada e forçada para cima. Um exemplo de montanhas que surgiram assim foi o Himalaia, resultado da colisão das placas tectônicas indiana e eurasiática. 

Esse processo se iniciou a cerca de 50 milhões de anos, o que é relativamente recente no período geológico da Terra, e até hoje continua acontecendo. Estima-se que os Himalaias crescem cerca de 1 centímetro por ano, apesar de isso não ser tão perceptível aos olhos humanos, visto que os processos de erosão afetam as montanhas no mesmo ritmo.

Formações montanhosas do futuro

Assim como essas movimentações de placas tectônicas ocorriam no passado, elas continuarão a acontecer no futuro. Inclusive, um estudo de 2021 fez previsões sobre o surgimento de novas montanhas.

Quando a África se dividir em duas o pedaço onde atualmente se encontra a Somália irá se chocar contra o subcontinente indiano e formar uma nova cadeia de montanhas (Crédito: USGS)
  • Quando a África se separar em dois continentes, a região onde atualmente se encontra a Somália, irá colidir com o subcontinente indiano, formando uma nova cadeia de montanhas daqui 200 milhões de anos;
  • Antes, em 50 milhões de anos, os continentes europeus e africanos irão colidir e formar uma longa cordilheira onde atualmente é o Golfo Pérsico;
  • Além disso, a Austrália também irá se fundir com a Indonésia e novas formações montanhosas irão surgir a partir dessa junção.

No entanto, não estaremos mais aqui para ver essa nova configuração dos continentes e consequentemente novas montanhas.

Redator(a)

Mateus Dias é estudante de jornalismo pela Universidade de São Paulo. Atualmente é redator de Ciência e Espaço do Olhar Digital

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.