YouTubers vão precisar avisar se criarem conteúdos realistas com IA

Um rótulo nos vídeos criados por meio de IA vai avisar espectadores e evitar que o conteúdo seja confundido com algo real
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Ana Luiza Figueiredo 18/03/2024 20h28, atualizada em 01/04/2024 11h07
youtube ia
Imagem: Rokas Tenys/Shuterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O YouTube vai impor uma nova norma aos criadores de conteúdo de sua plataforma: os YouTubers precisarão rotular quando estiverem publicando vídeos com uso de inteligência artificial (IA) em cenários realistas. As informações partem da CNN americana.

A medida é parte de um esforço mais amplo que o YouTube vem fazendo para ser transparente sobre o que poderia confundir ou enganar os usuários, já que as capacidades atuais de IA para geração de imagem e vídeo tem resultado em conteúdos que podem se passar por reais.

Leia mais:

Portanto, quando um usuário enviar um vídeo para o site, ele verá uma lista de verificação perguntando se seu conteúdo: faz uma pessoa real dizer ou fazer algo que não fez, altera imagens de um lugar ou evento real ou retrata uma cena de aparência realista que, na verdade, não ocorreu.

youtube
Imagem: CeltStudio/Shutterstock

Controle do que é real na era dos conteúdos realistas de IA

  • A internet vive um momento de proliferação de novas ferramentas generativas de IA voltadas para o consumidor, que tornam rápida e fácil a criação de textos, imagens, vídeos e áudio atraentes que muitas vezes podem ser difíceis de distinguir.
  • Especialistas em segurança online alertaram que a proliferação de conteúdo gerado por IA poderia confundir e enganar os usuários na internet.
  • Um tema delicado, especialmente se pensarmos que 2024 é ano eleitoral nos Estados Unidos e conteúdos de IA poderiam interferir nas eleições.

Assim que os criadores de conteúdo informarem no upload de um vídeo se aquele conteúdo foi gerado ou tem a participação de inteligência artificial, o YouTube vai anexar um rótulo que ficará visível aos espectadores, tornando fácil de distinguir o conteúdo.

Usuários que não informarem corretamente o uso da IA em seus conteúdos poderão enfrentar punições impostas pela plataforma.

Imagem: Reprodução/Youtube

A identificação que vai esclarecer a quem assiste que aquele vídeo contém uso de IA vai aparecer na descrição, com a mensagem “conteúdo alterado ou sintético” e que o “som ou visual foi significativamente editado ou gerado digitalmente”.

No caso de vídeo com temas mais sérios ou sensíveis, como política, o rótulo será adicionado com mais destaque na tela do vídeo.

Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.