Quantos anos você tem? Você se sente velho? Eu tenho 34 e admito que me sinto, principalmente quando me chamam para eventos que terminam depois das 23h.

Conheço gente mais nova que pensa da mesma forma, ao mesmo tempo que conheço gente mais velha também que se sente jovem ainda. A palavra-chave aqui é sentir. Cada um se sente do jeito que quiser. É psicológico, subjetivo.

publicidade

Mas o que a ciência diz sobre isso? Quando o nosso relógio biológico começa a acelerar para valer? Quando podemos ser considerados pessoas velhas de verdade?

Foi exatamente isso que investigaram cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. E a resposta vai surpreender muita gente.

publicidade

Leia mais

Idosos gamers. Imagem: fizkes/Shutterstock
Imagem: fizkes/Shutterstock

O que caracteriza a velhice física?

Antes de falarmos sobre o estudo em si, acho importante definirmos o que é a velhice, segundo a ciência.

publicidade

De acordo com o professor de Neurologia Tony Wyss-Coray, autor sênior do artigo, existem algumas características físicas e fisiológicas que servem como indicadores dessa fase da nossa vida.

São eles:

publicidade
  • O metabolismo fica mais lento;
  • A estrutura óssea enfraquece;
  • Você começa a se esquecer das coisas com mais frequência;
  • Seu sono muda (normalmente dormindo menos horas);
  • A visão e a audição pioram.
  • Você perde massa muscular e não consegue mais ganhar.
  • A pele começa a ficar manchada, além do aumento expressivo das rugas.
  • E você perde mobilidade, andando de forma mais lenta.

Como foi feito o estudo

Os cientistas descobriram que a proteína no nosso corpo é o indicador mais importante para determinar a velhice. Eles analisaram o plasma presente no sangue de 4.263 doadores, entre 18 e 95 anos, e perceberam que essas moléculas mudam bastante com o passar do tempo.

“As proteínas são os burros de carga das células constituintes do corpo e quando seus níveis relativos sofrem alterações substanciais, significa que você também mudou”, explicou o professor Wyss-Coray.

Após análise de mais de 3 mil proteínas de cada indivíduo, foram identificadas 1.379 que variam de acordo com a idade. Desse subtotal, um conjunto reduzido de 373 proteínas foi suficiente para prever a idade dos participantes com grande precisão.

Ou seja, encontrar uma grande quantidade de proteínas no sangue caracterizaria juventude. Pouca proteína, velhice.

Imagem: Evgeny Atamanenko/Shutterstock

E qual a idade, afinal?

De acordo com os testes, a velhice começa aos 78 anos apenas! Muito antes disso, porém, nosso corpo passa por algumas fases diferentes.

Segundo o artigo, a partir dos 34 anos um indivíduo começa a apresentar alterações em sua condição física.

Por isso os cientistas conseguiram dividir o processo em três etapas: dos 34 aos 60 anos, foi classificado como idade adulta; dos 60 aos 78 anos, maturidade tardia; e a partir dos 78 anos chega a velhice.

É claro que essa é uma métrica geral. Existem casos excepcionais de doenças que diminuem ou aumentam esses indicadores.

O mais importante agora é que você pode mostrar esse texto para quem quiser e dizer que não é velho – apesar da preguiça de sair de casa.

As informações são do jornal O Globo.