Tentando formas de acelerar o uso de inteligência artificial (IA) em seus produtos, a Apple pode estar em negociações para incorporar o mecanismo do Gemini, IA do Google, na atualização iOS 18 do iPhone, conforme relatou a Bloomberg News. Segundo informações do portal, o licenciamento visa potencializar os recursos de IA no aparelho ainda este ano. Não há detalhes sobre o acordo. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • A big tech também estaria em conversas com a OpenAI, dona do ChatGPT, para aderir ao seu modelo; 
  • É improvável, no entanto, que qualquer acordo seja anunciado até junho, quando a Apple planeja realizar sua conferência anual de desenvolvedores; 
  • As ações de todas as empresas subiram após a Bloomberg divulgar a informação; 
  • Nem a Apple, Google ou OpenAI quiseram comentar as negociações; 
  • Vale lembrar que o Google e a Apple já possuem uma parceria que torna o Google Chrome o navegador padrão do Safari — uma parceria com Gemini pode afastar os temores de que serviços como o ChatGPT podem tirar seu domínio nas buscas. 

Leia mais! 

A nova parceria com a IA do Google, se confirmada, pode ainda acalmar os receios dos investidores sobre a lenta implementação de aplicações de IA pela Apple, que perdeu a coroa de empresa mais valiosa do mundo após uma queda de 10% nas suas ações este ano — Microsoft, apoiadora da OpenAI, lidera. 

publicidade

Contudo, a junção de tecnologias entre as gigantes do mercado com certeza irá despertar a atenção dos reguladores antitruste dos EUA. Vale destacar que o Google já enfrenta um processo no país que o acusa de reprimir ilegalmente a concorrência ao pagar bilhões de dólares à Apple para manter o seu monopólio nas pesquisas. Veja detalhes aqui

Visando também expandir o uso de sua IA, o Google fechou, no mês passado, uma parceria com a Samsung, rival da Apple, para implantar sua tecnologia genAI na série de smartphones Galaxy S24. O acordo veio como parte de seus esforços para aumentar o uso do Gemini após alguns erros durante seu lançamento.