Um robô chamado Theo é a mais nova arma para auxiliar na batalha para erradicar doenças no campo. Equipado com alta tecnologia e recursos de IA (inteligência artificial), dezenas de unidades da máquina já estão em pleno uso na Holanda em plantações de tulipas.

Leia mais:

publicidade

Como é o robô que identifica doenças

  • O nome é uma homenagem a um produtor de uma fazendo na costa do Mar do Norte, na Holanda.
  • O Theo consegue substituir humanos verificando sozinho cada planta e, se necessário, retirando mudas doentes para evitar a disseminação de pragas e doenças por meio de um avançado processo de triagem.
  • No caso das tulipas, o robô caça listras vermelhas que se formam nas folhas das flores, uma característica de um vírus que prejudica o desenvolvimento das flores e deixa o bulbo mais fraco.
  • O Theo possui sensores de câmeras na frente e tira milhares de fotos das tulipas. Por meio das imagens e seu modelo de IA, o robô consegue determinar se a flor está doente ou não.
Até então, o mesmo trabalho manual era realizado por especialistas humanos. Imagem: AP Photo/Peter Dejong

Atualmente, 45 unidades do Theo estão em ação monitorando campos de tulipa espalhados por toda a Holanda, à medida que o clima esquenta e os agricultores se aproximam da alta temporada de turismo local ao longo da primavera na Europa.

Segundo os produtores, a principal vantagem do Theo é a capacidade de trabalhar hora após hora sem parar, o que para um funcionário rural seria uma tarefa bem mais complicada.

publicidade

Quem criou e fabrica o robô é a H2L Robotics. A empresa diz que o coração da máquina é o seu modelo de inteligência artificial, que oferece coordenadas muito precisas para identificar quais são as flores doentes.

Imagem: AP Photo/Peter Dejong

Quanto custa o robô?

O preço de cada unidade supera o valor de um carro de luxo na Europa. São 185 mil euros, mais de R$ 1 milhão na cotação atual sem impostos. Uma limitação é a velocidade máxima, menos de 1 km/h, segundo as informações do Tech Xplore.