(Imagem: Divulgação)
O desenvolvimento de tecnologia para veículos autônomos pode beneficiar ciclistas graças a avanços como o Copilot, da Velo AI. Essa lanterna smart, criada por Clark Haynes e Micol Marchetti-Bowick, ex-colaboradores da Uber, combina inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina num módulo compacto para bicicletas.
Diferente dos radares tradicionais, o Copilot pode distinguir entre diferentes tipos de veículos e alertar sobre suas proximidades e ações. O Copilot da Velo AI também é mais avançado que dispositivos semelhantes, como o Garmin Varia, por oferecer capacidades mais espertas.
Leia mais:
Além de detectar a aproximação de carros, o Copilot:
O sistema da lanterna smart é alimentado por um Raspberry Pi Compute Module 4, com um coprocessador de IA Hailo para redes neurais e visão computacional. E uma câmera Arducam é responsável pela captura de imagens e gravação de vídeos.
Com peso de 330 gramas e bateria com até cinco horas de duração, o Copilot é recarregável via USB-C. Apesar de não ser ideal para ciclistas que priorizam aerodinâmica ou percorrem longas distâncias, e com preço de US$ 400 (R$ 2 mil em conversão direta), ele se destina aos que valorizam a segurança e a tecnologia avançada em suas pedaladas.
A Velo AI não só mira na segurança individual com o Copilot, mas também visa contribuir para a segurança coletiva. A empresa iniciou uma parceria em Pittsburgh, na Pensilvânia (EUA), para distribuir dispositivos a ciclistas urbanos e analisar os dados coletados para propor melhorias na infraestrutura de trânsito.
Esta post foi modificado pela última vez em 19 de março de 2024 12:58