Geralmente associamos ter uma boa noite de sono com a quantidade de horas dormidas, mas a verdade é que um sono de boa qualidade vai além do tempo de descanso. Os batimentos cardíacos podem ajudar a entender se suas horas de sono estão sendo bem dormidas.

Leia mais:

publicidade

Com uso de dispositivos como smartwatches, é possível saber como estão os batimentos durante o período que se dorme. Os resultados poderão dizer se é necessário promover algumas mudanças em seus hábitos para melhorar a qualidade do sono, como monitorar seus níveis de estresse, reduzir a ingestão de álcool e pular exercícios noturnos.

“Geralmente as pessoas não são os melhores juízes de quanto tempo realmente dormiram, ou se foi um sono de qualidade”, diz o Dr. Conor Heneghan, cientista sênior da equipe de pesquisa de saúde do consumidor do Google.

publicidade

Para ajudar quem precisa de uma qualidade de sono melhor, Heneghan lista três razões para começar a monitorar sua frequência cardíaca enquanto você dorme.

Pessoa tocando com o dedo indicador um Apple Watch no outro pulso
Imagem: Divulgação/Apple

A frequência cardíaca vai dizer se você dormiu profundamente o suficiente

  • Quando dormimos, nosso corpo passa por vários tipos de estágios de sono durante a noite. Movimentos oculares leves, profundos e rápidos (REM) – e o tempo que você permanece em cada estágio pode afetar a qualidade do seu sono.
  • “Para se sentir revigorado pela manhã, você deseja que cerca de 15-20% de sua noite de sono seja um sono profundo”, diz o Dr. Heneghan

Você descobre quão restaurador é o seu sono em geral

  • Uma frequência cardíaca mais baixa durante diferentes períodos do sono durante a noite pode indicar se o seu sono foi realmente restaurador.
  • Os batimentos em menor frequência indicam um sono profundo por tempo suficiente para que seu corpo e cérebro possam realizar o importante trabalho de reparo muscular, crescimento de tecidos e uma série de outros processos críticos que apoiam a função cerebral e a saúde geral.
  • “Idealmente, sua frequência cardíaca quando você dorme deve ser menor do que sua frequência cardíaca em repouso quando você está acordado”, afirma o Dr. Heneghan.

É possível entender quão consistente é o seu sono noite após noite

  • Na construção de qualquer hábito saudável de longo prazo, consistência é fundamental. Não é diferente para dormir.
  • Perceber um padrão de batimentos noite após noite vai dizer se o seu sono consegue ter qualidade sempre, ou se existe uma inconsistência em eventuais noites.
  • “Em estudos que realizamos, descobrimos que quando as pessoas classificavam a noite anterior de sono como ruim, isso se correlacionava com o fato de a frequência cardíaca não cair tanto quanto o normal”, conclui o Dr. Heneghan.
Imagem: Pexels