O Lago Baikal, localizado no sul da Sibéria, é o mais antigo e profundo lago de água doce do mundo, além de concentrar cerca de 20% da água doce líquida do planeta. Por causa disso, ele abriga uma excepcional biodiversidade, mas que pode estar ameaçada devido ao aquecimento global.

Em um trecho do livro Our Ancient Lakes: A Natural History, o biólogo Jeffrey McKinnon examinou as mudanças no regime do lago e como isso afeta a biodiversidade local.

O Lago Laikal é o mais antigo e profundo lago de água doce do planeta (Crédito: fogcatcher/ shutterstock)

Investigações do Lago Baikal

O interesse em investigar o lago começou na década de 2000, quando dados de 60 anos recolhidos por Mikhail Kozhov, Olga Kozhova e Lyubov Izmest’eva começaram a aparecer. Neste estudo, ficou claro que Baikal estava aquecendo e o gelo começando a diminuir, afetando os organismos que vivem ali e como eles interagem entre si.

• Em pesquisas posteriores que usaram esses dados como base, descobriu-se que a população de algas e um grupo de zooplânctons que se dão bem em temperaturas maiores estava aumentando;
  • Ao mesmo tempo, um tipo de crustáceo endêmico do lago que prefere o frio, os epischurella, está rapidamente diminuindo;
  • Além disso, os cientistas também perceberam que a disponibilidade de nutrientes no lago parece estar aumentando, tanto nas águas mais profundas, onde eles eram mais comuns, quanto na superfície, que até então era pobre em nutrientes;
  • A combinação dessa condição, com a luz elevada nas águas mais rasas, pode ter favorecido a propagação das algas.

Acredita-se que essas alterações sejam resultados do aumento da força dos ventos na região do Lago Baikal, que pode ter causado uma maior movimentação das águas profundas. Não se sabe ao certo a causa desse aumento, mas a redução da cobertura de gelo e as altas temperaturas podem estar contribuindo.

As aletações do clima do lago podem afetar todo ecossistema local (Crédito: Katvic/ shutterstock)
As alterações do clima do lago podem afetar todo ecossistema local (Crédito: Katvic/ shutterstock)

Esses dados também foram aplicados em modelos para entender melhor a relação das interações biológicas entre os organismos e as mudanças do ambiente. Apesar de nenhum deles ser definitivo, sua precisão pode aumentar à medida que a compreensão das interações ecológicas evolui. No entanto, a situação do Lago Baikal ainda é preocupante,

Isso porque, é evidenciado que o aquecimento global e as mudanças climáticas por afetar ecossistemas de forma abrupta e difícil de prever e reverter. Assim, seres vivos dessa região podem sofrer consequências drásticas.