Microsoft anuncia cofundador da DeepMind para cuidar da área de IA

Nova unidade da Microsoft que vai focar nos produtos de IA para o consumidor ganhou um novo CEO nesta semana
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Gabriel Sérvio 20/03/2024 19h07, atualizada em 01/04/2024 11h09
microsoft
Imagem: Below the Sky/Microsoft
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O cofundador da companhia DeepMind, Mustafa Suleyman, acaba de ser nomeado pela Microsoft como chefe de uma unidade de IA de consumo recém-criada, e inclusive já contratou vários funcionários de sua startup Inflection AI, buscando defender sua liderança no mercado de inteligência artificial contra a crescente concorrência do Google. As informações são da Reuters.

Leia mais:

Suleyman será o CEO da unidade Microsoft IA, confirmou a Microsoft na última terça-feira. Esta unidade reunirá sob o mesmo teto os esforços de IA para o consumidor da companhia, como o chatbot Copilot e o novo navegador Bing que usa inteligência artificial.

microsoft
Imagem: LCV/Shutterstock

“Esta infusão de novos talentos nos permitirá acelerar nosso ritmo mais uma vez”, disse o CEO da Microsoft, Satya Nadella, em um post do blog da Microsoft, em que confirmou a adição de Suleyman.

“Como parte desta transição, Mikhail Parakhin e toda a sua equipe, incluindo Copilot, Bing e Edge; e Misha Bilenko e a equipe GenAI passarão a se reportar a Mustafa”, completou Nadella.

Microsoft fortalece parcerias com startups pela corrida da IA

  • O anúncio vem a público em um momento que a Microsoft faz parceria com outras startups, incluindo a francesa Mistral AI, e ainda vive um contexto de escrutínio regulatório de sua ligação com a OpenAI.
  • Nadella disse na terça-feira que a Microsoft está “muito comprometida” com sua parceria OpenAI.
  • Karen Simonyan, que cofundou a Inflection AI com Suleyman e Reid Hoffman, membro do conselho da Microsoft, ingressará como cientista-chefe.

Na disputa pelas melhores IAs do mercado, o Google não está observando esses movimentos da Microsoft parado. Pelo contrário, a empresa está expandindo os esforços de inteligência artificial da sua unidade da Alphabet.

Informações de fontes estrangeiras no começo desta semana alegam ainda que a Apple vem em negociações para incorporar o mecanismo de inteligência artificial Gemini do Google no iPhone.

Microsoft
Imagem: VDB Photos/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.