Parece roteiro de filme de ficção científica, mas é a realidade. Além de dados confidenciais e senhas, hackers já conseguiram roubar informações genéticas, em outras palavras, o DNA de pessoas. O caso levantou uma série de dúvidas sobre a segurança de armazenamento deste tipo de material, bem como discussões sobre a legislação referente ao assunto.

Leia mais

publicidade
Ilustração de hacker
Em 2023, um hacker ofereceu para venda dados genéticos de milhões de pessoas (Imagem: Sergey Nivens/Shutterstock)

Vazamento de dados de DNA

  • O vazamento em questão aconteceu em outubro de 2023, quando um hacker que se identificou como Golem anunciou em um conhecido fórum online de cibercriminosos um conjunto de dados roubados da 23andMe, um dos maiores nomes do setor de testes domésticos de DNA.
  • A empresa reconheceu que o hacker teve acesso às informações pessoais de 6,9 milhões de perfis de usuários.
  • Foram oferecidos para venda dados genéticos de milhões de pessoas, desde os principais magnatas corporativos do mundo até famílias frequentemente mencionadas em teorias da conspiração.
  • Quatorze milhões de pessoas colocaram sua saliva em ampolas e enviaram seu DNA para a 23andMe para análise, em busca de informações sobre sua saúde e ancestralidade.
  • A empresa define sua missão como “ajudar as pessoas a ter acesso, compreender e se beneficiar do genoma humano”.
  • Hoje, a empresa é alvo de diversas ações judiciais coletivas nos Estados Unidos, em consequência do vazamento de dados.
  • Além disso, prometeu reforçar a segurança do armazenamento do DNA dos usuários.
  • As informações são do G1.
Vazamento envolvendo informações genéticas pode ter consequências muito amplas (Imagem: Vitória Gomez (gerada com IA)/Olhar Digital)

Roubo de material genético pode ter grandes consequências

A situação envolvendo a 23andMe não foi a primeira em que bancos de dados genéticos foram invadidos por cibercriminosos. Em 2018, vazaram os endereços de e-mail e senhas de mais de 92 milhões de usuários da companhia MyHeritage.

No ano passado, a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos tomou ações contra duas empresas de testes de DNA diretos aos consumidores, a CRI Genetics e a 1Health/Vitagene, por falhas na segurança dos dados.

publicidade

Independentemente da motivação, qualquer vazamento envolvendo informações genéticas pode ter consequências muito amplas. Isso porque você pode alterar suas senhas, seu número de cartão de crédito ou seus dados bancários. Mas é impossível mudar a sua sequência de DNA.

A busca específica de qualquer grupo com base no que o seu material genético revela sobre sua ancestralidade étnica seria algo profundamente preocupante. Por exemplo, a possibilidade de busca de indivíduos com antecedentes judeus ou chineses no vazamento da 23andMe foi levantada por uma série de figuras importantes nos Estados Unidos, como o procurador-geral do Estado de Connecticut e um membro do Comitê de Saúde, Educação, Trabalho e Pensões do Senado americano.