A Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte Limitada (Fidúcia) negou o vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix. Em nota divulgada à imprensa, a instituição financeira afirmou que um cliente pediu informações em grande escala, mas foi bloqueado.

Para quem tem pressa:

  • A Fidúcia Sociedade de Crédito negou o vazamento de 46 mil chaves Pix, atribuindo o incidente a um pedido de informação em massa por um cliente, que foi bloqueado e teve seu contrato rescindido;
  • Apesar do Banco Central do Brasil ter divulgado inicialmente o vazamento, a Fidúcia assegurou que nenhum dado bancário, informação cadastral ou chave Pix foi exposto e que a situação foi controlada sem prejuízos financeiros aos clientes;
  • A empresa afirmou ter adotado medidas preventivas em coordenação com o Banco Central para evitar futuras consultas indevidas e destacou o uso de ocultação parcial de dados das chaves Pix para aumentar a segurança.
(Imagem: Etalbr/Shutterstock)

O Banco Central (BC) do Brasil divulgou o vazamento no começo desta semana. De acordo com o comunicado da Fidúcia, não houve vazamento de nenhum dado bancário, informações cadastrais nem de chaves Pix. O que aconteceu, segundo a instituição, foi um pedido de um único cliente que usou uma “base de dados proprietária” para fazer uma consulta. As novas informações foram divulgadas pela Agência Brasil.

publicidade

“Essa atividade incomum de solicitação de confirmação de chaves Pix foi prontamente identificada pelo provedor tecnológico e rapidamente bloqueada”, informou a Fidúcia. “O cliente foi descontinuado junto à Fidúcia e teve seu contrato rescindido por operação diversa daquela prevista contratualmente”, acrescentou o comunicado.

Leia mais:

publicidade

Empresa nega vazamento de Pix

Smartphone mostra página do PIX no site do Banco Central do Brasil
(Imagem: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

A nota da Fidúcia destacou que nenhum cliente foi vítima de movimentação financeira indevida e que nenhum saldo foi subtraído ou alterado. No comunicado, emitido recentemente, o próprio BC tinha informado que o incidente não resultou em movimentações de dinheiro.

A Fidúcia também informou ter tomado as providências preventivas, alinhadas com o Banco Central, para impedir que consultas indevidas voltem a ocorrer. A instituição financeira destacou que usa o recurso de ocultação parcial de dados de chaves Pix, pedido pela autoridade monetária.

publicidade

Segundo o BC, 46.093 chaves Pix cadastradas na Fidúcia tinham tido dados cadastrais vazados. O incidente, informou a autoridade monetária, não tinha resultado na exposição de dados sensíveis, como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros nem de quaisquer outras informações sob sigilo bancário.

Esse foi o sexto incidente de vazamento de chaves Pix relatado pelo Banco Central desde a criação do sistema de transferências instantâneas, em novembro de 2020.