Marinha alerta para ondas de até 3 metros de altura no litoral de SP e RJ

Órgão pede atenção de moradores e turistas nas praias de São Sebastião, Ubatuba, Caraguatatuba e Ilhabela 
Tamires Ferreira21/03/2024 07h43, atualizada em 21/03/2024 07h45
Ondas
Imagem: shutterstock/Oskari Porkka
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Marinha divulgou, na quarta-feira (20), um alerta máximo para o litoral paulista, na região Norte. Com a chegada de uma frente fria, há possibilidade de ressaca marítima com ventos de até 60 km/h e ondas de até 3 metros de altura em São Sebastião, Ubatuba, Caraguatatuba e Ilhabela. 

O que você precisa saber: 

  • O alerta é válido entre sexta-feira (22) e domingo (24); 
  • O órgão pede que moradores e turistas evitem a prática de esportes marítimos, como surf, windsurf e kitesurf e tenham cuidado ao pescar. 
  • Caso haja mudanças na previsão, um novo comunicado será feito. 

Leia mais! 

A Marinha alertou também para mau tempo no litoral do Rio de Janeiro, do norte de Santos (SP) ao sul de Arraial do Cabo (RJ), “com ondas de direção Sudoeste a Sudeste e altura de até 3,0 metros, entre a tarde do dia 22 e a madrugada do dia 24 de março”.

Conforme divulgado pelo G1, para ficar por dentro das atualizações sobre as condições do clima, a Marinha recomenda que os navegantes consultem as informações no Facebook do Serviço Meteorológico Marinho. 

Outono: mudança de estação e chegada de frente fria 

outono começou na quarta-feira (20) e, segundo a meteorologia, deve trazer alívio para as ondas de calor vividas recentemente. Com o tempo mais seco e temperaturas por ora ainda acima da média em boa parte do Brasil, há previsão de fortes chuvas e temporais nas próximas semanas, mas o frio mais intenso chega apenas a partir de maio. 

Por enquanto, o clima ainda vive os efeitos persistentes do El Niño, que está se despedindo, além da atmosfera mais quente, influenciada por um Oceano Atlântico mais aquecido. 

Com a mudança na estação e a saída gradual da influência do fenômeno, o clima passa por grandes alterações, podendo causar assim as ressacas marítimas. Com a instabilidade no tempo atmosférico, como durante a passagem de uma frente fria — que deve chegar nesta quinta-feira (21) —, ocorre uma elevação anormal no nível do mar, além do aumento da agitação das águas. As marés também provocam ressacas. 

Tamires Ferreira
Redator(a)

Tamires Ferreira é jornalista formada pela Fiam-Faam e tem como experiência a produção em TV, sites e redes sociais, além de reportagens especiais. Atualmente é redatora de Hard News no Olhar Digital.