De acordo com dados do IBGE, divulgados em 2017, somente 41% das propriedades rurais no Brasil têm acesso à internet. Na pesquisa, 63% dos entrevistados informaram que a conexão, até então, era realizada através celular, enquanto 21% indicaram a falta completa de acesso à rede por causa da indisponibilidade. Entre as soluções que podem potencializar o alcance de sinal nessas regiões, está o repetidor ou amplificador de sinal de celular.

No entanto, como as pessoas que vivem em locais afastados ou com sinal fraco podem encontrar essa solução? Quais são as condições de permissão e acesso a este tipo de recurso e, como funciona exatamente? Confira tudo isso agora, neste artigo!

publicidade

Leia mais

O que é um repetidor de sinal de celular?

Ilustração mostra casa, antes e celular para mostrar o funcionamento do Repetidor de sinal de celular
Imagem Shutterstock

Os amplificadores ou repetidores de sinal de celular são dispositivos capazes de melhorar a experiência de alcance de sinal em regiões mais afastadas. Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o nome oficial definido para esses aparelhos é “reforçador de sinal”.

publicidade

Em outras palavras, o repetidor de sinal possui uma tecnologia que confere a função de reforçar e amplificar o sinal de uma ou mais operadoras de celular, fazendo com que ele alcance lugares mais distantes.

Geralmente, são usados em ambientes onde há muitas barreiras (físicas, naturais, eletromagnéticas) ou pela longa distância entre a ERB (estação rádio base) da operadora e o local que se deseja melhoria deste sinal, como pode ser o caso de uma propriedade rural.

publicidade

Como funciona um repetidor de sinal de celular?

Homem em um lugar com montanhas e lago  procurando sinal de celular
Imagem Shutterstock

O repetidor de sinal precisa de três elementos para funcionar: antena coletora, um amplificador de sinal full duplex e uma ou mais antenas servidoras.

 Dessa forma, os dispositivos costumam usar a antena coletora para captar o sinal já existente no ambiente externo. A partir daí, ele é direcionado ao repetidor e repassado até a antena servidora, que entregará, por sua vez, uma maior qualidade de rede.

publicidade

No entanto, não basta apenas colocar um repetidor em áreas distantes para que ele funcione, algumas medidas precisam ser tomadas com antecedência.  Afinal de contas, a instalação precisa ser correta, assim como a instalação dos repetidores de sinal de Wi-Fi, que precisam ser colocados em uma posição intermediária para expandirem a rede de forma mais eficiente.

Além disso, é necessário ficar atento às especificidades do repetidor e como suas frequências compatíveis. Outro ponto a considerar é a dimensão da área, se é pequena, médio ou grande, principalmente para evitar prejuízos. Afinal, a compra de um dispositivo não correspondente ao espaço em que se pretende fazer uso da rede, pode apresentar cobertura insuficiente.

Por último, mas não menos importante, se você deseja adquirir um repetidor de sinal, antes de tudo, saiba que você terá que pedir autorização à Anatel. A exigência é necessária, pois os reforçadores possuem alto potencial passíveis de causar interferências de rede. Então, seu uso precisa de homologação oficial por meio de selo, além de uma autorização da própria operadora telefônica.