Amazon é investigada por suposta venda ilegal de produtos antidrone nos EUA

Os bloqueadores de radiofrequência interferem nos sistemas de comunicação de drones e são considerados ilegais nos EUA
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 22/03/2024 16h41, atualizada em 01/04/2024 10h51
antidrone-1
Imagem: Andrey_Popov/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos abriu uma investigação contra a Amazon e outros varejistas por suposta venda de dispositivos eletrônicos ilegais. Segundo o órgão de fiscalização norte-americano, os produtos não contariam com autorização de comercialização.

Leia mais

Produtos podem bloquear sinais de drones e geram riscos (Foto: DJI/Reprodução)

Bloqueadores de sinais de drones

  • Entre os produtos vendidos de forma irregular estariam bloqueadores de radiofrequência como ferramentas de dissuasão ou privacidade de drones, contornando as leis federais que proíbem que esses dispositivos sejam oferecidos nos EUA.
  • Esses dispositivos interferem nos sistemas de comunicação, geralmente enviando sinais de rádio para, por exemplo, desativar câmeras de segurança ou bloquear redes Wi-Fi.
  • Há décadas as autoridades norte-americanas tentam reprimir a venda de tais dispositivos.
  • As informações são da Reuters.
Fachada de prédio da Amazon
Amazon será investigada pela suposta venda dos produtos ilegais (Imagem: Grand Warszawski/Shutterstock)

Produtos ilegais foram encontrados no site da Amazon

A Comissão Federal de Comunicações alerta que os bloqueadores podem interferir nas comunicações de emergência, interromper o uso normal do telefone e ter outras consequências não intencionais, como confundir os sistemas de navegação do aeroporto. Nem mesmo a polícia tem permissão para utilizar os produtos, que também não podem ser importados de outros países.

Apesar de ilegais, uma reportagem da NBC News aponta que encontrou nove vendedores independentes na Amazon comercializando os dispositivos. Segundo uma fonte ouvida pela emissora, houve aumento na procura pelos produtos, inclusive de grandes corporações, em função da guerra entre Rússia e Ucrânia, bem como pelo conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas.

O objetivo seria usar os dispositivos para evitar um possível ataque terrorista doméstico com drones. A Amazon não se pronunciou oficialmente sobre o caso até o momento.


Assista a filmes e séries

Assine Amazon Prime para assistir a filmes e séries populares, incluindo Amazon Originals premiados. O Amazon Prime também inclui a entrega GRÁTIS e rápida de milhares de itens elegíveis, mais de 2 milhões de músicas sem anúncios e muito mais. Clique aqui e comece seu teste GRÁTIS por 30 dias!

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.