Os três astronautas à bordo da espaçonave russa Soyuz MS-25 chegaram à Estação Espacial Internacional (ISS) com segurança. Originalmente, a missão deveria ser lançada na manhã da última quinta-feira (21), mas um problema elétrico obrigou o cancelamento faltando apenas 21 segundos para o fim da contagem.

Leia mais

publicidade
A tripulação da Soyuz MS-25 junta-se à tripulação da Expedição 70 a bordo da Estação Espacial Internacional. 
Crédito: NASA TV


Quem são os astronautas

Os tripulantes que fazem parte da missão são a astronauta Tracy Caldwell Dyson, da NASA, o cosmonauta russo Oleg Novitskiy e a participante do voo espacial Marina Vasilevskaya, da Bielorrússia. Esta última é, inclusive, a primeira mulher do país a ir para o espaço.

Dyson vai se juntar à tripulação da Expedição 71 para passar cerca de seis meses na plataforma. Já a estadia de Vasilevskaya e a de Novitskiy está programada para durar apenas 12 dias, depois disso, elas vão voltar para a Terra com a tripulação da Expedição 70.

publicidade

Vasilevskaya é comissária de bordo e foi escolhida para voar pela Academia de Ciências da Bielorrússia e pela Agência Espacial da Bielorrússia através de um concurso nacional. Ela foi uma das seis finalistas de um grupo de mais de três mil candidatas e acabou sendo escolhida entre outra comissária de bordo, dois cientistas e dois médicos. 

Novitsky, 52 anos, está fazendo seu quarto voo para a estação espacial como comandante da Soyuz MS-25. Já Dyson, de 54 anos, está em sua terceira missão à estação espacial após uma visita de ônibus espacial em 2007 e uma estadia de longa duração em 2010. 

Espaçonave decolando para a Estação Espacial Internacional (Imagem: NASA/Bill Ingalls)

Equipa na ISS

  • Os astronautas se juntam à Loral O’Hara, da Nasa, e os cosmonautas Oleg Kononenko e Nikolai Chub, que também estão na ISS.
  • Os dois russos estão na metade de sua estadia orbital planejada de um ano e voltarão à Terra em setembro deste ano com Dyson.
  • Além deles, há outros quatro astronautas no laboratório orbital da Estação Espacial Internacional.
  • São eles Matthew Dominick, Michael Barratt e Jeanette Epps, da Nasa, e Alexander Grebenkin, da Roscosmos.
  • Todos chegaram no início deste mês na missão Crew-8 da SpaceX e ficarão no local por cerca de seis meses.
  • As informações são da Space.com.