Um grupo de astrônomos amadores ajudou cientistas a encontrar asteroides extraordinários no Sistema Solar. A pesquisa faz parte do projeto Active Asteroids da NASA, tendo sido descobertos 15 desses objetos espaciais.

Asteroides extraordinários, ou ativos, são aqueles que possuem uma órbita semelhante aos asteroides, mas que visualmente se assemelham mais aos cometas, formando caudas ou estando envoltos em gás e poeira.

Na pesquisa recentemente publicada no The Astronomical Journal os astrônomos amadores observaram dados coletados pelo Dark Energy Camera (DECam) instalada no telescópio Victor M. Blanco, no Chile. Ao todo participaram da pesquisa mais de 8 voluntários que analisaram 430 mil imagens. Nove dos participantes foram até mesmo creditados como coautores da pesquisa.

Os voluntarios encontraram 15 asteroies extraordinarios (Crédito: Colin Orion Chandler/Universidade de Washington)
Os voluntários encontraram 15 asteroides extraordinários (Crédito: Colin Orion Chandler/Universidade de Washington)

Em comunicado da NASA, os astrônomos amadores se mostraram empolgados em fazer parte do projeto.

Para um astrônomo amador como eu, é um sonho que se torna realidade. Parabéns a todos os funcionários e amigos que também conferem as imagens.

Virgilio Gonano, voluntário de Udine, na Itália

Outra voluntária da busca por asteroides ativos, de Dayton, Ohio, nos Estados Unidos, apontou que a experiência foi marcante.

Sou membro da equipa Active Asteroids desde o seu primeiro lote de dados. E dizer que este projeto se tornou uma parte significativa da minha vida é um eufemismo. Estou ansiosa para classificar assuntos todos os dias, desde que o tempo ou a saúde permitam, e estou muito honrada em trabalhar com cientistas tão conceituados regularmente.

Tiffany Shaw-Diaz
Esses objeto apresentam orbitas semelhantes a asteroides, mas vizualmente se parecem mais com cometas (Crédito: NASA)
Esses objetos apresentam orbitas semelhantes a asteroides, mas visualmente se parecem mais com cometas (Crédito: NASA)

O projeto busca encontrar asteroides extraordinários

Desde 1949, até 2021, quando o projeto Active Asteroids começou a tomar forma, os pesquisadores haviam encontrado menos de 30 desses asteroides ativos. Dessa forma, o objetivo da pesquisa era quadruplicar o volume de identificação desses objetos nos anos seguintes com a ajuda de voluntários.

A busca por esses objetos pode ajudar os pesquisadores a entender melhor como a água chegou até a Terra após sua formação e de onde ela veio. Além disso, esses asteroides também podem desempenhar um papel importante no futuro da exploração espacial. Isso porque, o gelo responsável pelas caudas neles pode ser utilizado como combustível e até mesmo para fornecer água para as espaçonaves.