A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, disse que a administração do presidente Joe Biden “não pretende banir o TikTok“. Apesar da fala de Kamala, Biden já disse que sancionaria um projeto de lei que poderia levar ao banimento da rede social chinesa do país.

Para quem tem pressa:

  • A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, disse que a administração de Biden não planeja banir o TikTok, apesar das preocupações de segurança nacional relacionadas ao seu proprietário, a empresa chinesa ByteDance;
  • A Câmara dos Representantes dos EUA (equivalente à Câmara dos Deputados no Brasil) aprovou um projeto de lei que exige a venda do TikTok pela ByteDance sob pena de banimento no país. O presidente Joe Biden disse que assinaria a legislação, se chegasse à sua mesa;
  • Em entrevista à ABC News, Kamala Harris destacou a importância do TikTok como fonte de renda e plataforma de compartilhamento de informações. Kamala também enfatizou que o objetivo não é banir o app, mas abordar questões de segurança com o proprietário;
  • O TikTok, com mais de 170 milhões de usuários nos EUA, está sob escrutínio devido a temores de que o governo chinês possa acessar dados dos usuários ou espalhar desinformação, o que aumenta o debate sobre a gestão da segurança nacional e a influência estrangeira.
tiktok
(Imagem: JRdes/Shutterstock)

A Câmara dos Representantes dos EUA (equivalente à Câmara dos Deputados no Brasil) aprovou um projeto de lei, no começo de março, que obrigaria a Byte Dance, empresa chinesa dona do TikTok, a vender o gigantesco aplicativo nos Estados Unidos – caso isso não ocorra, o app seria banido do país. Biden disse que assinaria a legislação (que passa por enroscos no Senado) se o projeto chegasse à sua mesa.

publicidade

Leia mais:

‘Não pretendemos banir o TikTok’

Pessoa segurando celular enquanto o aplicativo do TikTok abre
(Imagem: phBodrova/Shutterstock)

Rachel Scott, da ABC News, perguntou a Kamala Harris numa entrevista que foi ao ar no domingo (24) por que a campanha de reeleição de Biden tem uma conta no TikTok, mesmo enquanto a administração expressou preocupações com a segurança nacional sobre o aplicativo.

publicidade

Não pretendemos banir o TikTok. Isso não é de forma alguma o objetivo ou o propósito desta conversa. Precisamos lidar com o proprietário, e temos preocupações de segurança nacional sobre o proprietário do TikTok, mas não temos intenção de banir o TikTok.

Kamala Harris, vice-presidente dos EUA, em entrevista à ABC News
(Imagem: Sergei Elagin/Shutterstock)

Kamala também comentou sobre a importância da rede social chinesa para a vida estadunidense. “É uma fonte de renda para muitas pessoas, o que faz em termos de permitir que as pessoas compartilhem informações de maneira livre, de maneira que permite às pessoas terem voz. Isso é muito importante,” acrescentou Harris.

O TikTok, usado por mais de 170 milhões de pessoas nos EUA, tem sido objeto de escrutínio em Washington devido a preocupações de que o governo chinês possa usar o aplicativo para acessar dados privados dos usuários ou disseminar desinformação. A ByteDance tem sede em Pequim.