Vacina (Imagem: PhotobyTawat/Shutterstock)
A partir desta segunda-feira (25), moradores do estado de São Paulo que se encaixem no público-alvo para imunização contra a gripe já podem receber a dose, conforme divulgou a Agência Brasil. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a campanha de vacinação acontece nos 645 municípios paulistas e segue até o dia 5 de maio.
O que você precisa saber:
Leia mais!
Esse período acentua as doenças respiratórias agudas, por isso, para evitar a proliferação do vírus, é fundamental adotar as medidas de prevenção e se imunizar.
Tatiana Lang D’Agostini, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria de Estado da Saúde.
O início da imunização do público-alvo foi antecipado após o estado registrar aumento de 50% no número de casos nos primeiros meses do ano em comparação ao mesmo período de 2023. Desde janeiro, 21 pessoas morreram pela doença.
A estimativa populacional para a campanha de 2024 é de 4,5 milhões de pessoas. A meta é vacinar 90% do público-alvo. Em 2023, foram aplicadas mais de 4 milhões de doses de influenza. Já a cobertura entre os grupos prioritários chegou a 53% — a meta é superar este índice.
O imunizante é aplicado gratuitamente pela campanha do Sistema Único de Saúde (SUS). A lista de grupos prioritários inclui:
A partir de 1º de abril, a campanha passa a contemplar também as pessoas com maior exposição para a doença, conforme lista do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Esta post foi modificado pela última vez em 25 de março de 2024 13:38