Já havíamos falado recentemente aqui como estava o estudo do tratamento revolucionário com células CAR-T. E, nesta segunda-feira, ocorreu o início da operacionalização do Núcleo de Terapia Avançada (Nutera), com capacidade de produção ampliada, solidificando, assim, a infraestrutura necessária para o desenvolvimento e aplicação desses tratamentos inovadores no Brasil.

O evento teve presença dos secretários de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, e de Ciência e Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, juntamente com o diretor do Instituto Butantan, Esper Kallás, e do diretor-presidente do Hemocentro de Ribeirão Preto, Rodrigo Calado.

publicidade

Leia mais:

Quem também esteve presente foi a ministra da Saúde, Nísia Trindade, para dar início ao estudo clínico que vai avaliar o uso de células CAR-T para o tratamento de pacientes com leucemia linfoide aguda de células B e linfoma não-Hodgkin de células B.

publicidade

Imagem: Assessoria do Hemocentro do HC-FMRP

Tratam-se de pacientes que não tiveram resposta ou apresentaram recidiva da doença após tratamentos convencionais, como quimioterapia e transplante de medula óssea.

publicidade

É projeto extremamente inovador em terapia celular. Para a consolidação dessa iniciativa, foram investidos R$ 220 milhões nessa construção para equipar a unidade, capacitar os colaboradores e dar toda a estrutura para nossa equipe de cientistas, possibilitando o desenvolvimento de pesquisas que serão de grande contribuição para nosso Estado e País.

Eleuses Paiva, secretário de estado da saúde de São Paulo

Programa com células CAR-T vai tratar pacientes em cinco hospitais

  • Esse programa pioneiro, que recebeu cooperação técnica de projeto-piloto da Anvisa, envolverá 81 pacientes em cinco hospitais de São Paulo: HC-FMRP-USP, em Ribeirão Preto (SP); UNICAMP, em Campinas (SP); e HC-FMUSP, Beneficência Portuguesa e Hospital Sírio Libanês, na Capital paulista;
  • Todo processamento das células para o estudo deve ocorrer no Nutera, em Ribeirão Preto (SP);
  • O objetivo do estudo é desenvolver produto nacional para a obtenção de registro junto à Anvisa, que poderá ser disponibilizado aos pacientes pelo SUS.

Bolsa com células CAR-T (Imagem: Homocentro do HC-FMRP)

As células CAR-T representam forma avançada de terapia celular, fronteira inovadora no tratamento de certos tipos de leucemias e linfomas que não responderam a tratamentos convencionais. Esta abordagem terapêutica integra a biotecnologia, engenharia genética, imunologia e hematologia para reprogramar as células imunológicas do próprio paciente para combater o câncer de maneira mais eficaz.

publicidade

Estamos, agora, no momento de terminar tarefa importantíssima, que é concluir os dados finais para trazer isso para a realidade do Sistema Único de Saúde [SUS], não restrito a ele, mas como objetivo primário. O foco é oferecer terapia que hoje é tão cara [no sistema privado] pelo SUS. É essa nossa missão.

Esper Kallás, diretor do Instituto Butantan

O evento contou, ainda, com presenças do superintendente geral da Fundação Butantan, Marcio Lassance; do presidente do Conselho curador da Fundação Butantan, Cármino Antônio de Souza; do diretor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, Rui Ferriani; do superintendente do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, Ricardo Cavalli, e do pesquisador responsável pelo Nutera-SP, Vanderson Rocha. Na ocasião, todas as autoridades visitaram o Nutera, onde ocorre a produção das células.