A manutenção de estradas e ruas esburacadas é sempre um problema em várias cidades, e a tecnologia pode ser uma aliada nessa questão, por meio de robôs autônomos. No Reino Unido, essa realidade já vem sendo colocada em prática. As informações são do site New Atlas.

Leia mais:

publicidade

As autoridades do Reino Unido testaram com sucesso uma máquina autônoma, concebida para detectar e vedar fissuras superficiais que podem transformar-se em buracos. Uma tarefa que é capaz de poupar tempo e dinheiro.

Esta máquina autônoma é um resultado de quatro anos de pesquisa da Escola de Engenharia da Universidade de Liverpool, que permitiu a uma startup desenvolver um sistema de manutenção robótica baseado em IA que pudesse detectar e reparar de forma autônoma buracos e rachaduras nas estradas.

publicidade

A startup, Robotiz3d, está desenvolvendo três tecnologias como parte de seu Sistema Autônomo de Reparação de Estradas, chamado de ARRES. O ARRES foi lançado no ano passado, com intuito de ser instalado em veículos como ônibus, caminhões de lixo e veículos de manutenção.

Conforme esses veículos circulam pelas cidades ou arredores urbanos, o sistema procura sinais de problemas superficiais nas estradas, determina a sua gravidade e classifica-os por prioridade de tarefa antes de mandar os resultados em uma base de dados central.

publicidade
Imagem: Divulgação/Hertfordshire County Council

Este levantamento, feito com ajuda de inteligência artificial, é combinado com um veículo robótico não tripulado, capaz de detectar pequenas rachaduras nas superfícies e selá-las, prevenindo assim que essas fissuras acabem virando buracos devido à chuva e a geada.

O veículo autônomo é elétrico, tem aproximadamente o tamanho de uma pequena van e pode realizar os reparos nas ruas dia e noite.

publicidade

As tecnologias de direção autônoma do robô permitem a circulação pelas ruas por conta própria ou mediante a intervenção de um operador humano remoto. Os registros dos reparos são mantidos para fins de controle de qualidade e os dados do trabalho em tempo real podem ser visualizados na tela da base.

Versões maiores e mais completas já estão sendo desenvolvidas

  • A Robotiz3d já trabalha em uma versão do robô autônomo que pode ser ainda mais eficiente.
  • Uma versão maior, chamada ARRES Ultra, que será capaz de lidar com reparos maiores de rachaduras superficiais e buracos totalmente crescidos.
  • Suas capacidades podem incluir a preparação do local, preenchimento de áreas problemáticas e compactação da superfície para um acabamento liso.