A possibilidade de fazer o carregamento do Tesla Cybertruck sem usar fios pode se tornar real muito em breve. Membros do Cybertruck Owners Club descobriram uma página no manual de serviço do veículo, que revela um conector na bateria de tração do caminhão que pode ser usado como carregador sem fio. As informações são do site InsideEvs.

Leia mais:

publicidade

Trata-se de uma evidência que corrobora com o recente interesse da Tesla na tecnologia de carregamento sem fios. E um claro sinal de que a empresa de Elon Musk pode já estar com algo preparado que vai permitir o carregamento sem fio nos seus modelos elétricos, sobretudo o Cybertruck.

As instruções estão, de certa forma, escondidas no manual de serviço, em meio a várias outras orientações, mas quem prestar atenção ao ler vai encontrar um trecho que informa sobre um único conector que liga um dispositivo que a Tesla descreve como um “carregador indutivo”.

publicidade

Apesar da indicação desse hardware no manual, ele não foi encontrado em nenhuma desmontagem do Cybertruck até o momento, o que aponta para a possibilidade de um complemento ao Cybetruck ser lançado posteriormente pela Tesla.

O manual da Tesla com a instrução sobre o carregador indutivo. (Imagem: Divulgação)

Indícios de que o carregamento sem fio pode ser real para o Cybertruck

  • O termo “carregador indutivo” já havia sido usado pela Tesla para descrever o carregador sem fio presente dentro da cabine do veículo para carregar celulares.
  • No manual de serviço do Cybertruck, a Tesla se refere ao carregador do telefone como “carregador sem fio” e à porta localizada na bateria de tração como “carregador indutivo”.
  • Nenhum outro manual de serviço de veículos elétricos menciona uma porta de carregador indutivo na bateria.

A Tesla demonstrou interesse em tecnologias de carregamento sem fio desde que adquiriu a Wiferion, uma startup alemã de carregamento sem fio, em 2023, e a vendeu poucos meses depois.

publicidade

Consumidores da marca já teorizam que a Tesla pode instalar o hardware na parte traseira do Cybertruck em uma área oca perto do engate de reboque. Até o momento, no entanto, a montadora não confirma nenhum plano desta natureza oficialmente.

Tesla aumenta contratações para Cybertruck
Imagem: Divulgação/Tesla