IA generativa pode mudar o futuro dos games

A Nvidia demonstrou como usar ferramentas de IA para dar voz, animar e gerar diálogos para personagens NPCs de videogame
Por Bob Furuya, editado por Bruno Capozzi 26/03/2024 02h40
planetside
PlanetSide 2 / Crédito: 1Rogue Planet Games, Daybreak Game Company (divulgação)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Quem joga RPG sabe a importância dos diálogos com os NPCs, sigla para non-playable character (ou personagem não jogável, em tradução literal). Muitos desenvolvedores até colocam curiosidades da história nessas conversas triviais.

Apesar disso, tem muito jogador que ignora os NPCs sem a menor cerimônia. E pulam justamente por saber que de lá não vai sair muita coisa. O formato criado para esse gênero é assim desde sempre: você vai até o NPC, clica nele e as conversas serão as mesmas. O NPC é quase sempre mais parte do cenário do que uma personagem em si.

Leia mais

Se você é alguém que cansou dessa fórmula, saiba que as coisas podem mudar de figura com o avanço da tecnologia. Imagine inserir uma Inteligência Artificial em cada um desses bonecos. Em vez de balões de conversa limitados e pré-programados, você teria uma interação de verdade com eles. Poderia perguntar sobre a vida dessa personagem, e cada resposta sua geraria uma reação diferente do NPC.

Legal, né? Seria levar o entretenimento a outro nível, certo? Pois, acredite, já tem empresa dando os primeiros passos nessa direção.

Uma experiência pioneira

A Nvidia está mostrando como os desenvolvedores podem começar a usar suas ferramentas de IA para dar voz, animar e gerar diálogos para personagens de videogame.

nvidia amazon
Imagem: Ana Luiza Figueiredo via DALL-E / Olhar Digital

A empresa lançou nesta segunda-feira (25), durante sua participação na Game Developers Conference, um clipe de Covert Protocol. É a demonstração de uma espécie de jogo que mostra como as ferramentas de IA generativa podem permitir que NPCs respondam de maneiras únicas às interações dos jogadores, gerando novas respostas que se adaptam à jogabilidade ao vivo.

Na demo, os jogadores assumem o papel de um detetive particular, completando objetivos com base em conversas com NPCs com tecnologia de IA. A Nvidia afirma que cada jogo é “único”, com as interações dos jogadores em tempo real levando a diferentes finais.

O Covert Protocol foi construído em colaboração com a Inworld AI, uma startup de jogos de IA, e usa a tecnologia Avatar Cloud Engine (ACE) da Nvidia.

É verdade que esse clipe mostrou pouco e os jornalistas que acompanharam o evento disseram que a demo não passou de uma sucessão de clipes de NPCs disparando diálogos diferentes, sem a sensação de uma conversa real.

Independentemente disso, acho válido para um primeiro passo. E repito: eu, como fã de RPGs, estou ansioso para os próximos passos.

A Inworld anunciou que está planejando lançar o código-fonte do Covert Protocol “em um futuro próximo” para encorajar outros desenvolvedores a adotarem a tecnologia humana digital ACE da Nvidia.

A Inworld também anunciou uma parceria com a Microsoft em novembro de 2023 para ajudar a desenvolver ferramentas do Xbox para a criação de personagens, histórias e missões com tecnologia de IA.

Outro tipo de tecnologia

  • Também nesta segunda, a Nvidia apresentou uma outra tecnologia no evento.
  • Chamada de Audio2Face, ela consegue sincronizar os lábios de personagens para falas em diferentes idiomas.
  • A demonstração foi feita em um clipe do próximo MMO World of Jade Dynasty.
  • A ideia é que o Audio2Face facilite a criação de jogos em vários idiomas, sem reanimação manual de personagens.
  • Apesar de interessante, a tecnologia pode gerar revolta dos dubladores profissionais.
  • Aguardemos os próximos capítulos.

As informações são do The Verge.


Amazon Prime também é feito para jogadores!

Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Bob Furuya
Colaboração para o Olhar Digital

Roberto (Bob) Furuya é formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atua na área desde 2010. Passou pelas redações da Jovem Pan e da BandNews FM.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.