Os jogos stealth sempre exerceram um fascínio único sobre os jogadores, oferecendo uma experiência desafiadora e emocionante ao exigir habilidade, estratégia e, é claro, paciência para superar os desafios furtivos apresentados. Nesta lista, vamos explorar os 10 melhores jogos stealth de todos os tempos, de acordo com a crítica especializada.

Leia também:

publicidade

Vale lembrar, que a lista foi montada utilizando de agregadores como o Metacritic, que se utilizam de reviews de especialistas na área, o que não significa necessariamente que um jogo seja de fato melhor que o outro, podendo ser também algo subjetivo de cada jogador.

10. Syphon Filter (1999) – Nota: 90

Imagem: YouTube/Reprodução

Em “Syphon Filter”, os jogadores assumem o papel de Gabe Logan, um agente secreto que trabalha para uma agência governamental encarregada de proteger os Estados Unidos contra ameaças terroristas. Sua missão é impedir um grupo terrorista de lançar um vírus mortal, enquanto ele enfrenta traições e conspirações dentro de sua própria organização. Com sua narrativa emocionante e jogabilidade empolgante, o jogo conquistou um lugar de destaque entre os melhores jogos stealth.

publicidade

9. Thief: The Dark Project (1998) – Nota: 92

Imagem: Eurogamer/Reprodução

“Thief: The Dark Project” coloca os jogadores no papel de Garrett, um mestre ladrão que se encontra no meio de uma guerra entre facções rivais em uma cidade steampunk sombria. Enquanto ele busca acumular riquezas e desvendar segredos antigos, Garrett se vê envolvido em uma trama que ameaça o equilíbrio de poder na cidade. Com seu ambiente atmosférico e jogabilidade inovadora, o jogo é um clássico do gênero stealth.

8. Tom Clancy’s Splinter Cell (2002) – Nota: 93

'Tom Clancy's Splinter Cell'. Imagem: Ubisoft/Divulgação
‘Tom Clancy’s Splinter Cell’. Imagem: Ubisoft/Divulgação

No jogo que deu início à série, os jogadores são apresentados a Sam Fisher, um ex-agente da Navy SEALs que agora trabalha como agente secreto para a Third Echelon. Sua primeira missão é investigar o desaparecimento de dois agentes americanos na Geórgia, que estão ligados a um ditador local. Com sua abordagem realista e atmosfera tensa, “Tom Clancy’s Splinter Cell” estabeleceu o padrão para os futuros jogos da franquia.

publicidade

7. Tom Clancy’s Splinter Cell: Pandora Tomorrow (2004) – Nota: 93

Tom Clancy's Splinter Cell: Pandora Tomorrow é um dos melhores jogos da ubisoft
Imagem: Ubisoft/Reprodução

Em “Tom Clancy’s Splinter Cell: Pandora Tomorrow”, Sam Fisher é enviado para investigar uma série de ataques terroristas que ameaçam a estabilidade global. A história leva os jogadores a locais exóticos ao redor do mundo, enquanto eles trabalham para desvendar uma conspiração internacional. Com sua jogabilidade tática e narrativa envolvente, o jogo é um dos pontos altos da série Splinter Cell.

6. Tom Clancy’s Splinter Cell: Chaos Theory (2005) – Nota: 94

Imagem: Ubisoft/Reprodução

Em “Tom Clancy’s Splinter Cell: Chaos Theory”, os jogadores mais uma vez assumem o papel de Sam Fisher, um agente secreto da Third Echelon, em uma missão para deter uma série de ataques terroristas globais. Com uma trama repleta de intriga política e conspirações sombrias, o jogo oferece uma experiência imersiva que mantém os jogadores à beira de seus assentos do início ao fim.

publicidade

5. Metal Gear Solid (1998) – Nota: 94

Imagem: Polygon/Reprodução

O jogo que deu início a tudo, “Metal Gear Solid” segue Solid Snake em sua missão para deter o grupo terrorista FOXHOUND, que tomou controle de uma instalação nuclear. Com uma jogabilidade inovadora e uma narrativa cinematográfica, o jogo definiu os padrões para o gênero stealth e estabeleceu uma base sólida para as futuras entradas da série.

4. Metal Gear Solid 3: Subsistence (2006) – Nota: 94

Imagem: Konami/Divulgação

Em “Metal Gear Solid 3: Subsistence”, os jogadores assumem o papel de Naked Snake, também conhecido como Big Boss, em uma missão para resgatar um cientista russo durante a Guerra Fria. Situado na selva da União Soviética, o jogo apresenta uma variedade de ambientes desafiadores e inimigos astutos. A história mergulha fundo na psicologia dos personagens e nas complexidades da guerra, oferecendo uma experiência envolvente do início ao fim, que dá a esse o título de um dos melhores jogos stealth já lançados.

3. Metal Gear Solid 4: Guns Of The Patriots (2008) – Nota: 94

metal gear solid 4 é um dos melhores jogos de Kojima
Imagem: Konami/Divulgação

Em “Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots”, os jogadores voltam a controlar Solid Snake em sua última missão para deter o grupo militar privado conhecido como Sons of the Patriots. Situado em um futuro distópico onde a guerra é controlada por nanomáquinas, o jogo apresenta uma narrativa complexa que amarra todos os fios soltos da série. Com momentos emocionantes e reviravoltas surpreendentes, é uma conclusão digna para a saga de Solid Snake.

2. Metal Gear Solid V: The Phantom Pain (2015) – Nota: 95

Imagem: Konami/Divulgação

“Metal Gear Solid V: The Phantom Pain” é um dos melhores jogos Stealth de sempre e segue a história de Big Boss, também conhecido como Venom Snake, em sua busca por vingança contra aqueles que o traíram. Ambientado em um mundo aberto massivo, o jogo oferece aos jogadores uma experiência de jogabilidade não linear, permitindo-lhes abordar missões de maneiras diferentes e explorar livremente o ambiente. A história é repleta de reviravoltas emocionantes, personagens complexos e temas profundos, tornando-se uma das entradas mais aclamadas da série.

1. Metal Gear Solid 2: Sons Of Liberty (2001) – Nota: 96

Metal Gear Solid 2
Imagem: Reprodução

Em “Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty”, os jogadores assumem o papel de Raiden, um novo protagonista que é enviado para infiltrar-se em uma instalação marítima conhecida como Big Shell. Sua missão é resgatar o presidente dos Estados Unidos, que foi feito refém por um grupo terrorista conhecido como Sons of Liberty. No entanto, à medida que a trama se desenrola, Raiden se vê envolvido em uma intrincada conspiração envolvendo inteligência artificial, manipulação de informações e identidade, sendo amplamente considerado o melhor jogo stealth já lançado.

Em conclusão, os jogos stealth continuam a cativar os jogadores com sua abordagem única e desafiadora para a jogabilidade. Com narrativas envolventes, mecânicas refinadas e ambientes imersivos, os títulos desta lista são verdadeiras obras-primas que merecem ser exploradas por todos os fãs do gênero.