Os jogos de tiro em primeira pessoa, ou FPS (First-Person Shooter), têm sido uma parte integral da cultura dos videogames desde o surgimento dos primeiros títulos como “Doom” e “Wolfenstein” nos anos 90. Ao longo das décadas, inúmeros jogos FPS têm sido lançados, cada um trazendo sua própria abordagem única e impacto na indústria. Por isso, montamos essa lista com os 10 melhores FPS de todos os tempos.

Leia também:

publicidade

Vale lembrar, que a lista foi montada utilizando de agregadores que se utilizam de reviews de especialistas na área, o que não significa necessariamente que um jogo seja de fato melhor que o outro, podendo ser também algo subjetivo de cada jogador.

10. Unreal Tournament 2004 (2004) – Nota: 93

Imagem: Steam/Reprodução

A Epic Games alcançou grande notoriedade com o Fortnite, mas antes disso, fez um impacto significativo no mercado multiplayer com o lançamento do primeiro Unreal Tournament. Foi esse jogo que deu nome ao motor de jogo Unreal Engine, que eles desenvolvem e distribuem.

publicidade

Unreal Tournament 2004 para PC foi uma espécie de sequência e expansão do jogo original, sendo reconhecido como um dos melhores da série. Mais do que isso, é amplamente considerado um dos melhores FPS multiplayer de todos os tempos.

9. Quake (1996) – Nota: 94

Quake é tudo como um dos melhores FPS de todos os tempos
Imagem: Reprodução

Quake representa outro marco na indústria e para os jogos de tiro multiplayer. Apesar de a série ter perdido um pouco de seu vigor após Quake 4, a chegada de Quake Champions e a adaptação do Quake de 1996 para os consoles modernos têm contribuído para resgatar o destaque da franquia.

publicidade

Os três primeiros jogos da série são verdadeiros clássicos. Embora a preferência pessoal e a nostalgia possam influenciar na escolha do melhor entre eles, o Quake original foi revolucionário para sua época e ficou marcado até hoje como um dos melhores FPS de todos os tempos.

8. Call Of Duty: Modern Warfare 2 (2009) – Nota: 94

cod modern warfare 2 é um dos melhores FPS já feitos
Imagem: Steam/Divulgação

Não se deixe influenciar pelo fato de que Call of Duty tem sido muito presente durante a última década; em seu auge, a franquia da Activision estava produzindo os melhores jogos FPS disponíveis no mercado. Modern Warfare 2 oferece uma campanha single-player excepcional, que mescla ação cinematográfica com uma narrativa sólida, além de um modo multiplayer que tem poucos concorrentes à altura.

publicidade

O jogo conseguiu a difícil missão de manter o mesmo nível de seu antecessor e não somente isso, ele tornou a franquia Call of Duty como um todo, numa das maiores e mais importantes franquias de jogos da indústria.

7. Call Of Duty 4: Modern Warfare (2007) – Nota: 94

Imagem: Steam/Divulgação

Apesar de possuir a mesma nota que seu sucesso, CoD 4 aparece na frente na lista dos melhores FPS de todos os tempos, graças a sua importância colossal para a indústria e para a franquia Call of Duty como um todo.

CoD já estava no mapa como um dos grandes jogos de tiro, mas o quarto jogo da franquia veio para mudar. Moder Warfare trouxe um novo cenário para as guerras, saindo do clássico cenário da segunda guerra mundial, para algo mais atual, o que foi o grande trunfo do jogo e o coloca na lista de melhores FPS de todos os tempos.

6. GoldenEye 007 (1997) – Nota: 96

goldeneye 007
Divulgação/Nintendo 64

Um dos primeiros fenômenos de multiplayer em consoles foi o lançamento de GoldenEye 007 para o N64. Embora sua campanha tenha sido bem recebida, destacando momentos memoráveis do filme, foi o aspecto multiplayer que verdadeiramente cativou os jogadores, criando uma devoção semelhante à observada entre os jogadores de Super Smash Bros.

GoldenEye 007 merece reconhecimento pelo seu impacto nos jogos de tiro em primeira pessoa nos consoles daquela época, mesmo que sua aparência gráfica e controles não tenham resistido bem ao teste do tempo.

5. BioShock (2007) – Nota: 96

Crédito: 2k Games/Divulgação

BioShock fundiu os elementos sombrios de Resident Evil com a ação frenética de títulos como Halo, tudo isso em um ambiente único que era verdadeiramente espetacular em 2007. O jogo possui personagens extremamente carismáticos e memoráveis, além de uma das melhores histórias dos jogos de tiro.

O primeiro BioShock é não só o melhor jogo da franquia, mas é também sem sombra de dúvidas um dos melhores FPS já produzidos e marcou história no mundo dos jogos.

4. Half-Life 2 (2004) – Nota: 96

half-life 2: episódio 3
Fonte: Valve

Inicialmente lançado para PC e posteriormente adaptado para outras plataformas, Half-Life 2 permanece como o marco definitivo do shooter da Valve. Este título não apenas mudou o curso dos jogos de tiro em primeira pessoa, mas também estabeleceu o padrão para sequências exemplares, construindo sobre os alicerces de seu predecessor enquanto aprimora praticamente todos os aspectos.

3. Halo: Combat Evolved (2001) – Nota: 97

'Halo: Combat Evolved'. Imagem: Microsoft/Divulgação
‘Halo: Combat Evolved’. Imagem: Microsoft/Divulgação

Os próximos três jogos compartilham a mesma pontuação no Metacritic, mas estão listados na ordem em que aparecem no site. É importante notar, no entanto, que todos eles continuam sendo incríveis desde o dia em que foram criados.

Originalmente, jogos FPS eram pensados majoritariamente para PC, para serem jogados com mouse e teclado, entretanto, Golden 007 mostrou que isso não precisava ser uma regra e anos mais tarde, Halo surgiu para cravar de vez o gênero de FPS para consoles e se tornou simplesmente uma das maiores franquias do mundo dos jogos.

2. Metroid Prime (2002) – Nota: 97

Metroid Prime
Metroid Prime (Imagem: Divulgação/Nintendo)

E ficando com a medalha de prata, temos Metroid Prime, o jogo que abriu as portas de uma das franquias mais amadas dos games, para o mundo 3D e de fato como um jogo FPS.

A Nintendo demonstrou sua capacidade de adaptação, e Metroid Prime se destaca como um FPS quase perfeito, preservando as características fundamentais que tornaram os jogos anteriores da franquia tão excepcionais, como a exploração e criatividade.

1. Perfect Dark (2000) – Nota: 97

Perfect Dark é considerado um dos melhores FPS de todos os tempos
Imagem: iMDB/DIvulgação

E em primeiro lugar da lista, temos “Perfect Dark”. A Rare aproveitou os elementos bem-sucedidos de “GoldenEye 007” e os aprimorou, entregando uma campanha para um jogador que pode ser considerada superior e um modo multiplayer igualmente satisfatório.

A versão para N64 pode parecer um tanto ultrapassada para revisitar nos dias de hoje, mas o remaster para Xbox é muito mais palatável. Visto sob a perspectiva de um FPS de console dos anos 2000, “Perfect Dark” estava à frente de seus concorrentes e apesar de não ser tão conhecido quanto seus concorrentes nessa lista, ele merece com honras o primeiro lugar.

Os jogos FPS evoluíram muito desde seu surgimento, produzindo verdadeiras obras-primas ao longo do tempo e não há representam uma boa parcela das vendas gerais de jogos. Essa lista pode conter divergências e o gosto de cada um é subjetivo, mas ela visa te ajudar para aproveitar o que há de melhor.