Em documento oficial divulgado na segunda-feira (25), a Dell anunciou uma nova redução em sua força de trabalho como parte de uma iniciativa mais ampla para cortar custos. Conforme divulgado pela Reuters, a empresa limitou as contratações externas e deve reorganizar seu quadro de funcionários. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • Em fevereiro de 2024, a Dell tinha menos de 120 mil funcionários, abaixo dos cerca de 126 mil do ano anterior; 
  • Parte desse corte foi realizado ainda em 2023, quando a companhia anunciou uma demissão em massa de ao menos 6 mil colaboradores; 
  • Os novos ajustes ocorrem devido à fraca demanda por seus computadores pessoais durante quase dois anos, o que contribuiu para uma queda de 11% na receita nos lucros do quarto trimestre, divulgados no mês passado; 
  • A Dell não especificou de que forma a nova redução afetará os funcionários — muitas empresas estão otimizando setores este ano, o que tem resultado em cortes de pessoal. 

Leia mais! 

Embora a Dell tenha alertado contra os desafios de curto prazo, a empresa espera que a procura melhore e que o ambiente de preços seja mais competitivo no ano fiscal de 2025.  

publicidade

No entanto, a companhia acrescentou que os custos de insumos devem aumentar e, com isso, é provável que haja “uma redução contínua da receita líquida de nossos outros negócios como resultado da mudança em nosso relacionamento comercial com a VMware [fabricante de software da qual a Dell é dona de ações]”. 

Dell demissões 

Em fevereiro de 2023, a Dell anunciou a demissão de 6.650 funcionários, cerca de 5% de sua força de trabalho globalmente. A decisão foi motivada pela baixa demanda de PCs registradas no trimestre. 

publicidade

Já na época, ela funcionava com o congelamento de contratações e restrições a viagens para reduzir custos. 

O CEO da empresa, Jeff Clarke, acredita que as reestruturações ajudarão a aumentar a eficiência da empresa.