O Mercado Livre, gigante latino-americano do comércio eletrônico, anunciou nesta terça-feira (26) que irá investir R$ 23 bilhões em 2024 no Brasil, seu principal mercado. Conforme relatado pela Reuters, o aporte representa um aumento de 21,1% em relação a 2023, um recorde dentre todas as investidas da companhia no país. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • O valor inclui investimentos e algumas despesas vistas pela empresa como estratégicas; 
  • O plano representa uma aceleração no ritmo de investimentos anuais da empresa no Brasil após alta de 11,5% em 2023; 
  • Os investimentos, no entanto, estão focados no longo prazo, segundo Fernando Yunes, vice-presidente sênior do Mercado Livre e líder de operações de marketplace no Brasil, à Reuters. 

Leia mais! 

De acordo com Yunes, o novo investimento recorde pode ser atribuído a intenção da empresa de continuar ganhando participação no Brasil em 2024. Além disso, há expectativas de um cenário um pouco melhor quando comparado ao ano passado. 

publicidade

Para efeito de comparação, a empresa investiu apenas R$ 2 bilhões no país em 2019. O fôlego para o novo impulso veio também da pandemia da Covid-19, que ocasionou um boom no segmento de comércio eletrônico. 

Sediado no Uruguai, o Mercado Livre gera mais da metade de sua receita no Brasil. 

publicidade

Os planos do Mercado Livre para o Brasil 

Segundo Yunes, o Mercado Livre cogita concentrar seus investimentos no país este ano em quatro áreas, sendo a principal delas a logística. 

Um novo centro de distribuição no estado de Pernambuco, já anunciado, também deve estrear em julho ou agosto.  

publicidade

A empresa avalia ainda lançar mais dois centros de distribuição para ampliar sua atuação nas regiões brasileiras onde tem menor presença. A companhia não especificou os locais. 

Entre outros focos do Mercado Livre no Brasil estão: 

  • Investimentos em tecnologia, principalmente com a contratação de novos funcionários; 
  • Inovação no Mercado Pago, com o lançamento de novos produtos nos segmentos de crédito, seguros e investimentos; 
  • Aposta em publicidade com o Mercado Ads. A empresa visa criar ferramentas que possam atrair públicos maiores aos anunciantes.