Estes são alguns destaques da edição desta terça-feira (26):

Chariklo: há 10 anos, brasileiro descobria algo inédito: anéis em asteroide

Há 10 anos, um pesquisador brasileiro descobriu a existência de anéis ao redor do asteroide Chariklo. Essa rocha espacial está em órbita entre Júpiter e Netuno. Os cientistas envolvidos no estudo fizeram observações de 13 telescópios diferentes na América do Sul.

publicidade

Canal do Panamá: Uma história de engenharia, comércio e desafios climáticos

O Canal do Panamá é uma via navegável, construída pelo Homem, que liga a América do Sul à América Central. Usado há mais de 100 anos para encurtar a distância entre o Oceano Pacífico e Atlântico, o canal – uma espécie de atalho – é importantíssimo para o comércio mundial.

Quais são as cidades e os países mais poluídos do mundo?

O 6º Relatório Anual de Qualidade do Ar Mundial, do IQAir, aponta que todas as 100 cidades com os maiores níveis de poluição do ar do mundo em 2023 estavam na Ásia. Segundo a pesquisa, a crise climática desempenha um papel fundamental na piora da qualidade do ar, o que coloca em risco bilhões de pessoas em todo o planeta.

publicidade

Imagina ser engolido por uma estrela? Isso é mais comum do que parece

Um novo estudo revelou que uma em cada uma dúzia de sistemas binários de estrelas já devorou um planeta que estava orbitando. Esses eventos acontecem devido à instabilidade do sistema causada pelo problema de três corpos, que ganha esse nome devido a enorme dificuldade em calcular a órbita de um sistema envolvendo três objetos que influenciam gravitacionalmente uns aos outros.

James Webb vai investigar as auroras de Urano e Saturno

Em breve, o Telescópio Espacial James Webb (JWST), da NASA, se tornará investigador de um dos espetáculos mais misteriosos do Sistema Solar: as auroras de Urano e Saturno. Equipado com tecnologia de ponta e um orçamento de aproximadamente US$10 bilhões (quase R$50 bilhões), o observatório se prepara para desvendar os segredos desses fenômenos celestes que há muito fascinam e intrigam cientistas e entusiastas do espaço.

publicidade

O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!