(Imagem: ssi77/Shutterstock)
A Tesla pode ser dominante na comercialização de carros elétricos dentro dos Estados Unidos, mas em outros países, a montadora de Elon Musk enfrenta uma dura competição. Entre os concorrentes, a BYD é quem tem se destacado no mercado e causado incômodo para a Tesla, especialmente na China.
A China é o maior mercado de veículos elétricos do mundo, e por conta disso, um país promissor para a Tesla gerar lucros. No entanto, a montadora se vê perdendo terreno para fabricantes de automóveis nacionais, que vem aprimorando seus veículos elétricos com preços mais acessíveis. A BYD é a principal.
Leia mais:
Um sinal claro de como a BYD vem se saindo bem, é que, no último trimestre de 2023, a empresa superou a Tesla como a maior fabricante mundial de veículos elétricos, vendendo mais veículos movidos a bateria do que o seu rival norte-americano.
“A BYD se tornou uma potência nessa indústria ainda nova de veículos elétricos. Quando você olha as classificações mensais, eles estão sempre no topo”, diz Evelyn Cheng, correspondente da CNBC em Pequim.
O preço dos veículos elétricos da BYD é o que em parte explica seu sucesso. Seus carros são exemplo em tecnologia e qualidade, porém, os preços conseguem ser mais baixos que os da concorrência. “Em Munique, há apenas alguns meses, eles lançaram o Seagull por US$ 11.500”, disse Michael Dunne, CEO da Dunne Insights. “É preciso dobrar esse preço e mais um pouco para conseguir um veículo básico aqui nos Estados Unidos e na Europa”.
A gigante chinesa foi fundada por Wang Chuanfu como uma fabricante de baterias para celulares na década de 1990. A mudança para o setor automotivo ocorreu em 2003, e desde esse período, a BYD se consolidou como a principal marca de automóveis na China, e como um grande produtor de baterias de veículos elétricos.
As informações são da CNBC.
Esta post foi modificado pela última vez em 1 de abril de 2024 11:10