O Google anunciou diversas atualizações com objetivo de facilitar viagens e passeios – no Canadá e nos Estados Unidos, pelo menos. Os updates vão desde novos recursos de tradução até curadoria de recomendações no Maps, passando por itinerários de viagem gerados por inteligência artificial (IA) na Busca.

Para quem tem pressa:

  • O Google Maps vai introduzir listas de recomendações para locais para comer e visitar em mais de 40 cidades dos EUA e Canadá, usando algoritmos para destacar lugares em alta, tradicionalmente populares e “joias ocultas”, além de listas de parceiros renomados;
  • Um novo recurso de IA generativa na Busca do Google sugerirá itinerários completos de viagem, incluindo voos, hotéis, atrações locais e restaurantes. O recurso está inicialmente disponível apenas para usuários nos EUA e Canadá que se inscrevem na experiência generativa gratuita do Google;
  • A empresa também aprimorou o recurso “Circule para Pesquisar” com capacidades de tradução, permitindo traduzir conteúdos na tela, como cardápios acessados via QR Code, disponível em dispositivos selecionados e em expansão para mais celulares Android.

Atualizações do Google

Mulher segurando celular com Google Maps mostrando recomendações geradas com inteligência artificial
(Imagem: Divulgação/Google)

A partir desta semana, o Google Maps mostrará aos usuários de mais de 40 cidades dos países citados listas de recomendações para lugares para comer e visitar. As recomendações, geradas por meio de algoritmo do Google, trarão as seguintes listas:

publicidade
  • Em alta: lugares com pico de popularidade recente (atualizada semanalmente);
  • Top: locais historicamente populares;
  • Joias: lugares que são “joias ocultas” que valem a pena visitar. 

O aplicativo de mapas do Google também exibirá listas de recomendações da Lonely Planet, The New York Times, The Infatuation e OpenTable.

Leia mais:

publicidade

Já na Busca, o Google tem testado um novo recurso com IA generativa que vai sugerir itinerários quando os usuários (importante ressaltar: do Canadá e dos EUA) pedirem por ideias de viagens. Esse itinerário inclui informações úteis como opções de voos e hotéis, além de sugestões para atrações locais e lugares para comer. 

O Google diz que também vai incorporar informações adicionais sobre locais recomendados – por exemplo: informações comerciais, avaliações e fotos – e que os itinerários podem ser exportados para Gmail, Docs ou Maps. Por enquanto, este recurso está disponível apenas para usuários que se inscreverem na experiência gratuita de pesquisa com IA generativa do Google.

publicidade

Novidades no ‘Circule para Pesquisar’

google pixel circle to search
(Imagem: Divulgação/Google)

O Google também atualizou o recurso “Circule para Pesquisar” (“Circle to Search”, em inglês), lançado em janeiro, com novas capacidades de tradução. Isso permitirá que os usuários traduzam o que estiver na tela deles – por exemplo: aqueles cardápios que você acessa via QR Code. Para isso, o usuário vai precisar apertar o botão home ou a barra de navegação e, depois, tocar no ícone de tradução.

O “Circule para Pesquisar”, atualmente disponível no Pixel 7 Plus e na série Samsung Galaxy S24 (recurso mais popular que o tal Galaxy AI, aliás), vai chegar a mais celulares Android nesta semana. Já o update de tradução será lançado “nas próximas semanas”, de acordo com o Google.